A charge satiriza o processo de elaboração da primeira Constituição do Brasil, em 1824.
Nesse processo, o imperador D. Pedro I buscou
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Em 1938, os pesquisadores Hanner e Bonner realizaram uma série de experimentos, hoje considerados clássicos, para o estudo do fotoperiodismo das plantas. O esquema a seguir demonstra os resultados desse experimento.
Com base nos resultados e nas conclusões obtidas a partir desse experimento, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
(__) As plantas de dia curto florescem quando submetidas a um período de escuro igual ou menor que o período declaro.
(__) A interrupção da noite com um flash de luz não produziu qualquer efeito visível no resultado do experimento.
(__) As plantas de dia longo florescem quando submetidas a períodos claros superiores aos períodos escuros.
(__) As plantas possuem um fotoperíodo crítico, relacionado com a duração do período de escuro, e não com o período do dia na determinação da floração.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Por volta de 610 Maomé retirou-se às montanhas para rezar e meditar, vivendo como eremita. Em seguida, começou a pregar a existência de um deus único, Alá, e a prática do Islã, submissão total a deus. Poucos acreditam em Maomé, e os primeiros que se converteram foram seus parentes mais próximos. Conseguiu seguidores entre as pessoas mais humildes, que viam na nova religião a possibilidade de se libertar do domínio da aristocracia. [...] Pautados nos preceitos da nova religião, os seguidores de Maomé promoveram, em 630, a primeira guerra santa, contra Meca. Entraram triunfalmente na cidade e destruíram ídolos de pedra, menos a pedra negra.
ORDOÑEZ, Marlene; QUEVEDO, Júlio. Horizontes da História. São Paulo: IBEP, 2005. p. 67.
Podemos apontar como consequências iniciais do islamismo:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Estatuto da Criança e do Adolescente destaca a cidadania infanto-juvenil pautada pelo respeito e pela dignidade. O artigo 227 diz:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Após a leitura do Texto I, pode-se afirmar que o Texto II
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
DAVIS, J. Disponível em: http://garfield.com. Acesso em: 10 fev. 2015.
Por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha?
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(UFRGS) Sobre o romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.
( ) No início do romance, está o vendeiro português João Romão que, com força de trabalho e boa dose de oportunismo, constrói o cortiço, seu primeiro caminho para a ascensão social.
( ) No romance, a ex-escrava Bertoleza é a companheira de João Romão, por ele tratada com respeito, o que dá mostras do tom conciliatório do livro, que trata a escravidão como problema resolvido.
( ) No sobrado contíguo ao cortiço de João Romão, vivem Miranda, Dona Estela e a filha Zulmirinha, família financeiramente confortável, que cria sinceros vínculos de amizade com João Romão e Bertoleza.
( ) No romance, Dona Estela, sempre descrita pelo narrador como uma dama séria e decorosa, sofre com as constantes traições de seu marido Miranda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é