Explicaê

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 O texto I a seguir é um trecho do Livro Aberto, “Confissões de uma inventadeira de palco e escrita”, de Sílvia Orthof, e o texto II é um verbete de dicionário. Leia-os para resolver as questões

 

TEXTO I

 

CRIANÇANDO

Meu pai gostava de mudar de casa. Eu era filha única e, hoje, quando passo pelo bairro Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro, esbarro em vários lugares onde criancei a minha infância.

            Criançar a infância? Parece uma besteira a tal frase, mas as palavras têm cadências, elas podem, dependendo do ritmo, trazer ideias que se complementam. (...)

            Eu ralava os joelhos em correrias de patins. Sempre, durante toda a infância, meus joelhos viviam cheios de iodo... e eu berrava.

            Depois do iodo, mamãe contava uma história. As histórias eram em alemão, meus pais eram austríacos, mas eu nasci no Rio, no antigo Hospital dos Estrangeiros.

            Lembro-me de Grimm e Andersen, livros grossos, cheios de patinhos feios, soldadinhos de chumbo, madrastas, princesas, fadas.

            E quando mudamos para a Epitácio Pessoa, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, ganhei um livro de Monteiro Lobato! Ai, que maravilha maravilhosamente maravilhosa!

            Era o meu primeiro livro com histórias em português... e minha casa tinha um quintal comprido, como eram os quintais de antes... e ali brinquei de ser Emília.

 

  ORTHOF, Sílvia. Confissões de uma inventadeira de palco e escrita. In_____. Livro Aberto. Atual, 1996, p. 5-6. Adaptação.

 

 

VOCABULÁRIO

Cadências: ritmo

 

TEXTO II

criança

  1.  f.
  2. Menino ou menina no período da infância.
  3. [Figurado]  Pessoa estouvada, pouco séria, de pouco juízo.
  4. Educação.
  5. [Antigo]  Criação, cria.

   criança de peito: criancinha que mama.  

   

Disponível em:   http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=CRIAN%C3%87A. Acesso em: 6 abr. 2012.  

   

Compare os substantivos sublinhados no texto e separe-os em duas listas de acordo com a classificação a que pertencem.