38. Fatos e ocorrências que fazem parte do ciclo hidrológico estão melhor apresentados na alternativa:
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
(Uern 2013) Assim como no Egito, na Mesopotâmia, a agricultura foi a principal atividade econômica praticada pela população. O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela administração de estoques de alimentação e pela cobrança de impostos (...).
... a base da economia Inca estava nos Ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do império pertenciam ao Inca, logo, ao Estado. Através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para sua sobrevivência. Os membros de cada Ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.
De acordo com o materialismo histórico preconizado por Marx e Engels, o modo de produção que aparece descrito parcialmente nos trechos anteriores, é o
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
O período e a imagem da função periódica f: R →R definida por f(x) = cos2x – sen2x, são respectivamente,
- Física | 7.2 Quântica
Alguns dispositivos funcionam tendo como base o efeito fotoelétrico, que consiste na ejeção de fotoelétrons de uma superfície metálica devido à incidência de radiação eletromagnética, atuando como uma chave em diversos circuitos.
Faz uso dessa tecnologia:
- História - Fundamental | 12. Os Estados Unidos no Século XIX
Precisamos manter para sempre o princípio de que só o povo deste continente tem o direito de decidir o próprio destino. Se, porventura, uma parte desse povo, constituindo um estado independente, pretendesse unir-se à nossa Confederação, esta seria uma questão que só a ele e a nós caberia determinar, sem qualquer interferência estrangeira.
(Primeira mensagem anual do presidente Polk ao Congresso dos Estados Unidos.) In: SYRETT, H.C., org. Documentos Históricos dos Estados Unidos, Cultrix, s/d.
O discurso acima, de 2 de dezembro de 1845, reafirmava a crença do presidente Polk na expansão do território americano.
O conjunto de ideias que melhor explicita essa crença é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto. Os dois bonitos e os dois feios Rachel de Queiroz Nunca se sabe direito a razão de um amor. Contudo, a mais frequente é a beleza. Quero dizer, o costume é os feios amarem os belos e os belos se deixarem amar. Mas acontece que às vezes o bonito ama o bonito e o feio o feio, e tudo parece estar certo e segundo a vontade de Deus, mas é um engano. Pois o que se faz num caso é apurar a feiura e no outro apurar a boniteza, o que não está certo, porque Deus Nosso Senhor não gosta de exageros; se Ele fez tanta variedade de homens e mulheres neste mundo é justamente para haver mistura e dosagem e não se abusar demais em sentido nenhum. […] O texto acima foi publicado no livro Um alpendre, uma rede, um açude,
José Olympio Editora – Rio de Janeiro, e extraída de “As cem melhores
crônicas brasileiras”, Ed. Objetiva. Rio de Janeiro, 2007, p. 120.
Organização e introdução de Joaquim Ferreira dos Santos.
Em “ Mas acontece que às vezes o bonito ama o bonito e o feio o feio, e tudo parece estar certo e segundo a vontade de Deus, [...]”, o termo em destaque dá ideia de: