Explicaê

01

Materiais necessários

 

 

  • Vídeo sobre a animação desde o início até à computação gráfica. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/os-artistas-que-fazem-animacao-grafica-04028D9A3372E0B93326?types=A&>. Acesso em 20 dez 2015. Como sugestão, se não for possível passar o vídeo, consiga o desenho animado da Disney “O Rei Leão” e o desenho computadorizado “Toy Story” da Disney e Pixar e passe trechos para os alunos.
  • Imagens modificadas por computação gráfica. Sugestão de consulta: Disponível em: <http://www.humandescent.com/>. Acesso em 20 dez. 2015.
  • Folhas para desenho.
  • Lápis grafite e borracha.
  • Lápis de cor e/ou canetinhas.

     

   

Procedimentos  

   

1 º.Inicie a atividade conversando com os alunos sobre os desenhos animados. A infância de toda criança é recheada de todo o encanto que só os desenhos animados são capazes de oferecer. Filmes e séries de desenhos que marcaram sua época são até hoje lembrados, emocionando tanto os mais velhos quanto as crianças que nunca viram e ficam fascinadas pela mesma história que, de tão poderosa, atravessa gerações. Mas, e como eram feitos os desenhos animados? A tecnologia hoje conta com diversos recursos em computação gráfica e edição de imagens que tornam o processo executável, até mesmo, por uma só pessoa. Mas e antigamente, como funcionava? Busque as informações que os alunos já possuem.  

   

2 º.Passe os vídeos sugeridos para que os alunos possam fazer a comparação das técnicas aplicadas nos desenhos.  

   

3 º.Discuta sobre o assunto. Deixe que os alunos opinem sobre as formas de se fazer animação. Lembre-se que ainda fazem desenhos utilizando o método antigo.  

   

4 º.Mostre aos alunos as imagens de animais que foram “modificados” com computação gráfica. Você pode conseguir imagens no site sugerido e fazer cópias para mostrar a seus alunos. Sugira a eles que criem personagens assim, mas com desenho. Eles deverão criar um ser usando partes de vários animais e/ou plantas. Eles devem desenhar, colorir e dar um nome a ele.  

   

5 º.Se for possível, peça ao responsável pelo laboratório de informática para digitalizar os seres criados pelos alunos para um concurso entre todos. O ser que ganhar poderá virar um personagem de uma animação feita pelos alunos através de um   Storyboard desenhado com a participação de toda a sala.