Explique por que os políticos e parte da população brasileira queriam que D. Pedro se retirasse do poder, tendo como referência aos textos I e II.
Questões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UFSM) Em tempos recentes, com o desenvolvimento tecnológico, a indústria cinematográfica tem inovado muito. Super-heróis que antes só existiam nas revistas em quadrinho agora invadem as telas. O Homem-Aranha é um deles. O personagem surge através da interação de uma aranha com um jovem rapaz, Peter Parker. Com isso, ele detém algumas características próprias dos aracnídeos, como agilidade e capacidade de subir pelas paredes. Mas os aracnídeos não exibem apenas essas características. Dentre as estruturas a seguir, assinale aquela que NÃO pertence às aranhas.
- Biologia | 12.6 Populações
As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo, de duas espécies de Paramecium cultivadas isoladamente e em conjunto. Os resultados desse experimento embasaram o que é conhecido como Princípio de Gause.
Considere o tipo de relação ecológica entre essas duas espécies e indique a afirmação correta.
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(FATEC) Nos séculos finais da Baixa Idade Média europeia, a economia de subsistência e de trocas naturais tendia a ser suplantada pela economia monetária, a influência das cidades passou a prevalecer sobre os campos, e a dinâmica de comércio levou à mudança e à ruptura das corporações de ofício medievais.
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1988, p.5. Adaptado)
Analisando as transformações citadas, conclui-se, corretamente, que elas:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Leia o poema. Hospitalidade
Se seu país é assim –
tão bom –
por que não volta? Alvim, Francisco. Elefante, São Paulo:
Companhia das Letras, 2000, p. 35.
Enunciado:
O eu poético se dirige a alguém que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Vamos nos arrepender daqui um século?
Mãozinhas que deviam estar pegando no lápis ou nos brinquedos pegam no pesado. Aos seis anos, já têm calos do trabalho em lavouras, pedreiras, carvoarias, fábricas, olarias. Em condições insalubres, muitas vezes com riscos de acidente ou de vida. São inúmeros os comprometimentos físicos e psíquicos provocados nas crianças que, em vez de brincar, trabalham.
O trabalho infantil é proibido pela Constituição, Consolidação das Leis do Trabalho e Estatuto da Criança e do Adolescente; setores da sociedade se mobilizam contra ele, mas os números preocupam. No Brasil, quase três milhões de crianças de 5 a 14 anos trabalham, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio), de 1999.
A organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que 250 milhões de crianças trabalham em todo o mundo. A OIT apoia diversos projetos para prevenção e erradicação do trabalho infantil. O certo é que, daqui a um século, quando a humanidade olhar para trás, reconhecerá que o trabalho infantil nos causou grandes danos, tal como a escravidão dos séculos 17 a 19.
ANDREATO, Elifas Andreato Comunicação Visual, Ano 3, n.26, maio 2001. Disponível em: http://[email protected] . Acesso em: 9 out. 2012.
A reportagem é um gênero textual do universo jornalístico. Identifique no texto duas características desse gênero textual.