Em todas as capitais e em grande parte das cidades brasileiras, a população pediu o fim da ditadura e a
Questões relacionadas
- Biologia
Leia o texto a seguir:
Priscila Zenatti e Andrés Yunes, pesquisadores do Centro Infantil Boldrini, desenvolveram um estudo com a proteína interleucina7 (IL7R), que exerce papel na formação e no amadurecimento dos linfócitos T. “A mutação genética encontrada provoca ativação contínua da proteína, contrariando o processo normal de amadurecimento celular, o que leva à proliferação exagerada de linfócitos imaturos e ao desenvolvimento da leucemia linfoide aguda (LLA) de células T”, descreve Priscila. Dos quatro tipos mais comuns de leucemia (tipo de câncer), a LLA é o tipo mais comum em crianças pequenas, ocorrendo também em adultos, agravando-se rapidamente.
Ao longo de cinco anos, o estudo promoveu a análise genômica de amostras clínicas de 201 pacientes, na qual 10% apresentaram a mutação na IL7R. Para confirmar a relação entre a mutação e a ocorrência da LLA de células T, os pesquisadores avaliaram as consequências da alteração molecular em células humanas cultivadas in vitro e em camundongos transgênicos, confirmando o potencial leucemogênico da mutação da IL7R.
Os pesquisadores realizaram testes preliminares com algumas drogas que se mostraram capazes de inativar as células portadoras da proteína alterada. Os próximos estudos concentrarão esforços no desenvolvimento de anticorpos e novos fármacos capazes de reconhecer especificamente a proteína e vias de ativação celular afetadas pela mutação, com o objetivo de inativar a proteína alterada e interromper o ciclo da doença, sem afetar as células saudáveis do paciente.
Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/revistaredecancer/site/home/n15/revista_15
(Adaptado)
O uso de células humanas cultivadas in vitro e de camundongos transgênicos é de extrema importância no estudo de doenças, permitindo a melhoria no diagnóstico e na prevenção de doenças hereditárias e/ou genéticas bem como na identificação de genótipos. Assim, de acordo com o texto, para confirmar a relação entre a mutação e a ocorrência da LLA de células T, é esperado que:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(UEG) Um dos fenômenos mais analisados pela sociologia é o das classes sociais. Algumas análises sociológicas apontam para uma mudança na estrutura de classes na sociedade, o que teria se iniciado após a Segunda Guerra Mundial e com maior intensidade nas décadas posteriores.
A respeito das alterações na estrutura de classes que ocorreram a partir dessa época, verifica-se que
- Matemática - Fundamental | 5.2 Tipos de Ângulos
Joana está participando de uma gincana matemática e parte do jogo consiste em seguir corretamente as instruções abaixo:
1 — Partindo do ponto A, siga em linha reta até o ponto B.
2 — Vire 90º à esquerda.
3 — Siga em linha reta até o ponto C.
4 — Vire 120º à direita.
5 — Siga reto até o ponto D.
Qual desenho que melhor representa o caminho que Joana deverá seguir?
- Física | 3.5 Gases
Na superfície da Terra, a pressão, a temperatura e a densidade do ar (considerado um gás ideal) foram medidas por aparelhos que forneceram os seguintes valores, respectivamente, 754 mm de Hg, 17 °C e 1,30 kg/m3. A uma altitude de 10 km, a pressão do ar aferida foi 230 mm de Hg e a temperatura foi 43 °C negativos. A densidade do ar, em kg/m3, medida nesta altitude foi de:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Dona Glória é especialista em fazer quindins. Na imagem a seguir está representada a quantidade de ovos que ela gasta para preparar 1 receita. Disponível em: <http://www.idadecerta.com.br/blog/?p=47383>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
Quantos ovos ela irá gastar para preparar 3 receitas?