De acordo com o texto, qual foi o legado cultural deixado pela Corte portuguesa ao Brasil?
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?
- Sociologia - Fundamental | 5. Raça, Etnia e Desigualdade
Os dados a seguir mostram a evolução dos salários para os homens e para as mulheres nos últimos anos. FOLHA DE S. PAULO, 28 set. 2013. p. C-10.
Enunciado:
Um exemplo de tratamento desigual entre os trabalhadores evidenciado pelos dados apresentados é a
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Imagens de partes internas do corpo humano
- Giz de cêra
- Canetinha
- Lápis e borracha
- Tesoura e Cola
- Papel A4
Desenvolvimento:
Apresentar às crianças imagens de partes internas do corpo humano.
O professor poderá organizar tais imagens para serem apresentadas impressas e montadas em papel cartão preto.
Sugerimos as seguintes imagens:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Caso o professor considere realizar sua própria pesquisa de imagens considerar na escolha um resultado estético agradável que desperte o encantamento das crianças em relação a este mundo maravilhoso que é o corpo humano!
Primeiramente o professor deve fixar as imagens na parede da sala de aula, devidamente montadas em papel cartão preto ou branco e deixar que as crianças observem e construam suas suposições. Em seguida o professor pode orientar a elaboração de conceitos a partir de perguntas, tais como:
- O que vocês acharam destas imagens?
- Vocês já viram algo parecido? Com que elas se parecem?
- Revelar que são imagens do corpo humano e de que parte do corpo fazem parte.
- Perguntar às crianças quais as curiosidades presentes em cada imagem.
- Pedir para que demonstrem onde a linha e o ponto estão definidos nas imagens.
- Discutir sobre as cores. Se são cores que pertencem ao corpo conforme o imaginamos, se são cores surpreendentes para representarem algo que está dentro de nós ou se serão cores artificiais vinculadas por exemplo às cores da revelação fotográfica e que importância elas tem dentro das imagens, qual o papel das cores nestas imagens.
Em seguida distribuir duas folhas de papel branco A4, canetinha hidrocor e giz de cêra e pedir que façam dois desenhos observando as imagens. Estes desenhos poderão ser feitos nas cores que eles escolherem, sem necessariamente seguir o modelo de cores do original.
Em seguida cada um escolherá seu melhor desenho e explicará para turma porque o considera como o melhor entre os dois.
Já o segundo desenho poderá ser utilizado em grupo para recorte e montagem de uma linda colagem que certamente trará um belo resultado quanto à textura a partir da linha, do ponto e da cor.
Referências:
1. Imagem 1: O rim humano visto no microscópio
2. Imagem 2: As células sanguíneas vistas do microscópio
3. Imagem 3: Fibras Musculares
4. Neurônios maduros
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Leia o fragmento.
Foi nesse terreno de cerca de 3,5 milhões de km 2 e predominantemente desértico ( 1) que, nas primeiras décadas do século VII, se constituiu esta religião ( 2) a qual, num espaço de tempo relativamente pequeno, o empolgaria por inteiro, e foi também a partir dele que, nas décadas seguintes, os convertidos saíram para fazer a sua entrada decisiva no palco da história universal, construindo um dos mais poderosos impérios da face da Terra ( 3) e ampliando de maneira considerável o número de adeptos da nova fé.
JAROUCHE, Mamede M. Revista Entre Livros, nº 3. Adaptado.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os trechos sublinhados e numerados como 1, 2 e 3:
- Física | 3.2 Dilatação
(PUCRS) O piso de concreto de um corredor de ônibus é constituído de secções de 20 m separadas por juntas de dilatação. Sabe-se que o coeficiente de dilatação linear do concreto é 12 x 10-6/°C, e que a variação de temperatura no local pode chegar a 50°C entre o inverno e o verão. Nessas condições, a variação máxima de comprimento, em metros, de uma dessas secções, devido à dilatação térmica, é