Para uma pessoa nascer, foi preciso outras duas, ou seja, o pai e a mãe. Segundo a árvore genealógica, os pais também tiveram essas duas origens.
Que tipo de parentesco os pais de um pai e de uma mãe apresentam?
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(UFRGS) No bloco à esquerda, estão listados os títulos de alguns contos do Murilo Rubião; no bloco à direita, aspectos e/ou temas relacionados aos contos.
Associe adequadamente o bloco da esquerda com o da direita.
1. O ex-mágico da Taberna Minhota
2. Bárbara
3. A cidade
4. A flor de vidro
5. O lodo
( ) O conto está disposto de trás para frente, apresentando a história de Eronides e Marialice.
( ) O conto narra a viagem de Cariba, único passageiro de um trem que para na penúltima estação do destino final.
( ) Um suicida narra sua trajetória de fracassos, até tornar-se funcionário público.
( ) O conto narra a relação de Galateu com seu médico, doutor Pink da Silva, apresentado, ambiguamente, como assustador e cômico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) Tal como narradas neste trecho, as circunstâncias que levam ao nascimento de Dona Plácida apresentam semelhança maior com as que conduzem ao nascimento da personagem
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(PUCSP) A diversificação evolutiva é um fenômeno biológico que se encontra refletido na composição molecular dos organismos atuais. A hemoglobina, por exemplo, é uma das moléculas cujas diferenças na composição de aminoácidos são utilizadas para se deduzir relações evolutivas entre espécies. Considere as espécies animais A, B, C, D e E, cujas moléculas de hemoglobina possuam diferenças na composição de aminoácidos. Em relação à hemoglobina da espécie A, as hemoglobinas das espécies B, C, D e E possuem 45,8,67 e 32 aminoácidos diferentes, respectivamente.
Sendo assim, assinale o diagrama que melhor representa as relações evolutivas entre essas espécies.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Harmonia do equilíbrio!
Cega dinâmica embaraçada entre linhas
De força magnética!
Em hélices seguindo e refletindo: dança de elétrons e prótons
Matéria-máter do mundo.
Poeira do sol, poeira do som, poeira de luz
Poeira!
Poeira da memória, da memória dos homens
Que irá se perder um dia no universo
— Cada átomo possui um número infinito de [partículas
— Cada partícula um número infinito de partículas
— Cada partícula de partícula um número...
Que são feitas as ondas e as partículas
Num torvelinho de moídos corpos simples:
— Farinha de energias finíssimas e raras —
Selênio, Rubídio, Colúmbio, Germânio,
Samário, Rutênio, Paládio, Lutécio.
CARDOZO, J. Poemas selecionados. Recife: Bagaço, 1996 (fragmento).
O fragmento remete a uma composição poética inspirada no Futurismo das vanguardas modernistas, pois
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
CIUDAD DE MÉXICO — José Rodríguez camina junto a su nieto frente al altar gigante con ofrendas del Día de los Muertos en el Zócalo de la capital mexicana, una tradición prehispánica que ocurre el 1 y 2 de noviembre de cada año. “Vengo con mi nieto porque quiero que vea que en México la muerte no sólo es lo que ve en los noticieros”, comenta.
México consagra los dos primeros días de noviembre a homenajear a sus muertos. Las familias disponen coloridas mesas con las bebidas, platillos, frutas o cigarrillos favoritos de sus difuntos. Algunas incluso lo hacen directamente en los cementerios, a cuyas puertas se agolpan músicos para llevar serenatas a los muertos. Toneladas de cempazuchitl, una flor amarilla, son usadas para tapizar los panteones.
Es uma fiesta para celebraras quienes se han ido. Aunque cada vez es más palpable la influencia de Halloween, México se resiste a las tendencias que llegan del vecino Estados Unidos y conserva una de las fiestas más coloristas de su calendário, el Día de los Muertos.
Un estudio de la Procuraduría de Defensa del Consumidor (Profeco) elaborado en octubre de 2009 reveló que el 81 por ciento de los casi 300 encuestados en 29 de los 32 estados mexicanos celebran el Día de los Muertos, frente al cuatro por ciento que se decantó por Halloween.
SANTACRUZ, L. A. Disponível em: http://noticias.univision.com. Acesso em: 16 jan. 2011 (adaptado).
O Día de los Muertos é uma tradicional manifestação cultural do México. De acordo com a notícia, essa festa perdura devido