Analise as informações do cartaz de uma superpromoção em uma lanchonete, apresentado a seguir.
De acordo com essas informações o preço do Hambúrguer é
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
De acordo com as teorias sobre a origem da vida, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto e responda a questão. Jogos e brincadeiras: origens das diversões das crianças brasileiras Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. Peteca Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho, que chamavam de Peteka, que em tupi significa “bater”. A brincadeira foi passando de geração em geração e, no século XX, o jogo de peteca tornou-se um esporte, com regras e torneios oficiais. [...] Ciranda A famosa dança infantil, de roda, conhecida em todo o Brasil, teve origem em Portugal, onde era um bailado de adultos. O semelhante a ela é o fandango, baile rural praticado até meados do século XX no interior do Rio de Janeiro (Parati) e São Paulo, em que homens e mulheres formavam rodas concêntricas, homens por dentro e mulheres por fora. Os versos que abrem a ciranda infantil são conhecidíssimos ainda hoje: “Ciranda, cirandinha / Vamos todos cirandar / Vamos dar a meia-volta / Volta e meia vamos dar”. De resto, há variações regionais que os complementam como “O anel que tu me deste / Era vidro e se quebrou. / O amor que tu me tinhas / Era pouco e se acabou”. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/jogos-e-brincadeirasorigens-das-diversoes-das-criancas-brasileiras.htm>. Acesso em: 23 abr. 2017.
Qual é a finalidade do texto?
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(FUVEST 2019 1° FASE)
Sim, estou me associando à campanha nacional contra os verbos que acabam em "ilizar". Se nada for feito, daqui a pouco eles serão mais numerosos do que os terminados simplesmente em "ar". Todos os dias os maus tradutores de livros de marketing e administração disponibilizam mais e mais termos infelizes, que imediatamente são operacionalizados pela mídia, 1reinicializando palavras que já existiam e eram perfeitamente claras e eufônicas.
A doença está tão disseminada que muitos verbos honestos, com currículo de ótimos serviços prestados, estão a ponto de cair em desgraça entre pessoas de ouvidos sensíveis. Depois que você fica alérgico a disponibilizar, como você vai admitir, digamos, 2"viabilizar"? É triste demorar tanto tempo para a gente se dar conta de que 3"desincompatibilizar" sempre foi um palavrão.
FREIRE, Ricardo. Complicabilizando. Época, ago. 2003.
Com base no texto, é correto afirmar:
- Física | B. Resistores
Um instrumento muito utilizado na análise da variação de tensão em um circuito elétrico, em função do tempo, é o osciloscópio. Quando o circuito elétrico em estudo é percorrido pela corrente alternada, temos a tensão (U) e a intensidade da corrente (i) variando em função do tempo, sendo o gráfico característico formado por uma onda senoidal.
Um chuveiro elétrico dotado de dois resistores Rx e Ry, ligados em série, foi monitorado por um osciloscópio e a diferença de potencial registrada pelo equipamento para as duas resistências em operação, uma fornecendo água quente e outra água morna. Os dados foram registrados pelo equipamento e mostrados na forma de um gráfico.
Analisando o gráfico, qual a frequência da onda que representa a diferença de potencial no resistor selecionado para o banho morno?
- Geografia | 6.5 Indústria
(UPE) Considere o texto a seguir:
BRASIL
... o valor coincide com o que internacionalmente é considerado extrema pobreza. A ONU estabeleceu o rendimento diário de 1,25 dólar, o que, na cotação de hoje, dá perto de 67 reais no mês. Então, é simples: definimos o valor de 70 reais, pegamos o último Censo do IBGE, fizemos as contas e chegamos aos 16 milhões de brasileiros. É uma população extremamente frágil: 60% está no Nordeste, 71% é de negros, metade na zona rural, apesar de só 15% da população viver no campo, e 40% tem menos de 14 anos. É entre crianças e adolescentes que se concentra a maior fragilidade”.
Entrevista: Tereza Campelo, ministra do Desenvolvimento Social, revista Carta Capital, 22 de junho de 2011.
Com base no texto, analise os itens seguintes:
I. O percentual atual de extrema pobreza no Brasil, localizada em sua maior parte na região Nordeste, tem origem, dentre outros fatores, no atraso econômico histórico, relativo a essa região, associado ao contexto nacional, que foi intensificado pela impossibilidade de desenvolver um parque industrial que lhe permitisse acompanhar o avanço da produção industrial do país, concentrado, sobretudo, na região Sudeste.
II. A evolução socioeconômica do Brasil, em que pesem as dimensões territoriais do país, foi marcada por processos homogêneos que induziram a uma crescente descentralização regional de produção e da renda. Isso intensificou significativamente as desigualdades regionais, conformando um padrão microrregional que diferenciou, sobretudo, as regiões Sul e Nordeste.
III. A configuração territorial resultante das disparidades econômicas regionais no Brasil reafirma situações de desigualdades entre empresas e regiões, acentuando atrações locacionais, que possuem atributos vantajosos, e excluindo da dinâmica de mercado regional as áreas consideradas polos produtores de tecnologia moderna, a exemplo da região Sudeste.
Apenas está correto o que se afirma em