Em 1910, o governo brasileiro criou o SPI – Serviço de Proteção ao Índio, chefiado pelo Marechal Cândido Rondon.
Escreva 2 objetivos desse órgão, SPI – Serviço de Proteção ao Índio.
Questões relacionadas
- Física
A figura representa as forças que atuam sobre um piloto que tomba sua motocicleta em uma curva para percorrê-la com maior velocidade.Sabendo-se que a massa do conjunto moto-piloto é igual a m, a inclinação do eixo do corpo do piloto em relação à pista é
o módulo da aceleração da gravidade local é g e que o raio da curva circular é igual a R, contida em um plano horizontal, em movimento circular uniforme, é correto afirmar que a energia cinética do conjunto moto-piloto é dada pela expressão:
- Ciências - Fundamental | 03. O solo e os seres vivos
O solo argiloso é conhecido por ser extremamente fértil, pois possui uma grande capacidade de retenção de água e nutrientes, o que o torna ideal para a agricultura.
Qual é uma das principais características do solo argiloso?
- Biologia
(UPE) Leia o texto a seguir:
A elevada prevalência de parasitos intestinais nos países subdesenvolvidos se deve, principalmente, às precárias condições de saneamento básico e ao baixo nível de escolaridade da população. Num estudo realizado com 200 escolares da periferia de Salvador (BA), os pesquisadores identificaram cinco parasitos com maior frequência. São eles: Entamoeba coli (43,5%), Ascaris lumbricóides (25%), Endolimax nana (22%), Entamoeba histolytica/E. dispar (21,5%) e Giardia duodenalis (12,0%). O resultado apontou para a necessidade de implantação de programas de educação em saúde para a prevenção de infecções parasitárias e para a adoção de medidas que melhorem o estado nutricional das crianças.
Disponível em: http://ww.revistas.ufg.br/index.php/ iptsp/article/download/16762/10208. Adaptado.
Sobre os parasitas mencionados no texto, observe a sequência a seguir que representa o seu ciclo de vida.
1. Ingerir água ou alimento contaminado.
2. Haver liberação dos ovos no intestino delgado.
3. As larvas penetram no revestimento intestinal e caem na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofrem algumas mudanças de cutícula e aumentam o tamanho.
4. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares, podendo causar sintomas semelhantes de pneumonia.
5. Ao abandonar os alvéolos, as larvas passam para os brônquios, a traqueia, laringe e faringe.
6. Em seguida, as larvas são deglutidas e atingem o intestino delgado, no qual crescem e se transformam em vermes adultos.
7. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos.
8. Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.
9. Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo ser humano.
É CORRETO afirmar que o ciclo de vida acima pertence, exclusivamente, à:
- Ciências - Fundamental | 11. Tipos de Rochas
Observe a ilustração.
O fenômeno natural ilustrado atua diretamente no processo de formação de rochas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
O esquema abaixo mostra alguns dos componentes do tecido conjuntivo frouxo.
Assinale a alternativa correta em relação ao tecido conjuntivo frouxo.