(UFJF) Em 1822, o Brasil iniciou uma nova fase de sua história. D. Pedro I era o monarca de um grande Império que precisava ser estruturado administrativa e politicamente. Em 1831, teve início a Regência. A respeito desse período da História do Brasil, é INCORRETO afirmar:
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Carta ao Tom 74
Rua Nascimento Silva, cento e sete
Você ensinando pra Elizete
As canções de canção do amor demais
Lembra que tempo feliz
Ah, que saudade,
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria
Esse Rio de amor que se perdeu
Mesmo a tristeza da gente era mais bela
E além disso se via da janela
Um cantinho de céu e o Redentor
É, meu amigo, só resta uma certeza,
É preciso acabar com essa tristeza
É preciso inventar de novo o amor
MORAES, V.; TOQUINHO. Bossa Nova, sua história, sua gente. São Paulo: Universal; Philips,1975 (fragmento).
O trecho da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta, possibilitando que o eu poético e o interlocutor:
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(UFGS-RS) A ocupação e colonização da Faixa de Gaza, Cisjordânia e das Colinas de Golan por Israel sobre seus vizinhos árabes, foi iniciada a partir da
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Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!
Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992.
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia com atenção o trecho extraído de um texto egípcio de cerca de 2000 a.C. e em seguida responda a questão
“Sê escriba. Não terás canseiras e ficarás preservado de outros tipos de trabalho. Não terás de transportar a enxada, a picareta e o cesto. Não terás de guiar o arado e serás poupado de todos os tipos de canseira. Deixa que te recorde o estado miserável do camponês: quando chegam os funcionários para fixar a taxa da colheita, as serpentes já levaram metade do cereal e o hipopótamo comeu o resto. O pássaro voraz é uma calamidade para os camponeses. O trigo que restava na eira desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestados; além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem. E já o escriba atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um séquito de servos armados de bastões núbios com ramos de palmeira.”
Sátira dos ofícios, citado por CAMINOS, Ricardo A. "O Camponês”; In:DONADONI, Sérgio, dir. O homem egípcio. Lisboa: Presença, l994 p.26
O documento revela que havia divisão social do trabalho e a desigualdade social. Apresente um argumento que comprove a divisão e a desigualdade social.
- Língua Inglesa
(UPE)
_____________I______________ so much more to Japanese cuisine than the sushi that’s so popular today. The simple and delicate flavors of sauce, miso, sake and mirin (sweet rice wine) abound in styles of cooking that range from yakitori (in which ingredients are grilled) to tempura (in which ingredients are dipped in batter and lightly fried to a delicate crisp). Since flavor and aesthetics are of great importance in Japanese cooking, well-prepared Japanese dishes are both ______________II______________and ______________III______________, a real treat for stomach and the eye.
Adaptado de Beyond the sushi: the pleasures of Japanese food. In: All Set!.
DONNINI, Lívia & PLATERO, Luciana. Boston (MA): Heinly Cengage Learning, 2009.
Considerando a gramática e o contexto, a sequência cujas palavras completam corretamente as lacunas I, II e III está na alternativa: