Lee el texto, a seguir, sobre las redes sociales, para contestar a la cuestion
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 18
Futebol de rua
Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Se você é brasileiro e criado em cidade, sabe do que eu estou falando. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim:
DO CAMPO — O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e — nos clássicos — o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua.
DA DURAÇÃO DO JOGO — Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
DA FORMAÇÃO DOS TIMES — O número de jogadores em cada equipe varia, de um a setenta para cada lado.
DO JUIZ — Não tem juiz.
DO INTERVALO PARA DESCANSO — Você deve estar brincando.
VERISSIMO, L. F. In: Para gostar de ler: crônicas 6. São Paulo: Ática, 2002 (fragmento).
Nesse trecho de crônica, o autor estabelece a seguinte relação entre o futebol de rua e o futebol oficial:
- Geografia - Fundamental | D. Fusos Horários do Brasil
Enunciado:
Ao analisar o mapa, Lucas chegou à conclusão de que os estados do
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Infelizmente, o Brasil aproveita muito pouco uma fonte de energia limpa: a solar. Em países da Ásia e da África, os governos têm incentivado o uso, pela população, do fogão solar para diminuir o consumo de lenha e, ainda, causar menor impacto ambiental. Um fogão solar utiliza um espelho esférico com raio de curvatura de 2 metros para direcionar os raios solares para o local onde deve ser colocada a panela, podendo atingir 350 graus Celsius. Em termos de cozimento, o fogão solar atua como um fogão convencional.
Disponível em: www.fogaosolar.net. Acesso em: 22 set. 2014 (adaptado).
As panelas devem ser colocadas a que distância do centro do espelho, visando maior eficiência do fogão?
- Ciências - Fundamental | 01. Energia e suas transformações
Texto base: Leia o texto e analise a imagem a seguir na questão.
[...] Um lugar escondido a 76 metros debaixo da terra guarda segredos de um passado distante do nosso planeta. Escavações em uma mina de carvão na cidade de Danville, no estado de Illinois (Estados Unidos da América), revelaram um verdadeiro mundo perdido, formado por uma enorme floresta tropical fossilizada de 112 km de comprimento por 16 km de largura. Lá estão preservados fósseis de plantas e árvores extintas há 300 milhões de anos, como as pteridospermas (parentes distantes das samambaias) e as lycopsidas gigantes, árvores que chegavam a 30 metros de altura. É comum encontrar fósseis botânicos em solos ricos em carvão, já que esse tipo de rocha é formado pela desintegração de plantas. Mas descobrir uma floresta inteira e preservada depois de milhões de anos é uma raridade. [...] Disponível em: < http:// www.istoe.com.br/reportagens/204023_A+FLORESTA+QUE+VIROU+CARVAO >.Acesso em: 18 out. 2013. (Fragmento)
Disponível em:< http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_10039059690886960.jpg>. Acesso em: 18 out.2013.
Enunciado:
O carvão encontrado na mina de Danville é chamado de carvão mineral e apresenta grande potencial combustível. Uma vez queimado libera uma elevada quantidade de energia.
Esse carvão é considerado um combustível fóssil, pois as jazidas desse minério se formaram há milhões de anos; quando extensas florestas foram submersas.
Explique de onde vem a energia que é liberada na queima do material encontrado na mina de Danville.
- História | 6.14 Guerra Fria
Uma das mais extraordinárias mudanças culturais do século XX foi a autonomia da juventude que se tornou um grupo com consciência. Os acontecimentos políticos mais dramáticos dos anos 60 e 70 foram feitos com esses atores.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 317. (Adaptado).
Dentre os acontecimentos políticos e culturais dos anos 60 e 70, aquele em que a juventude, em vez de usar a sua disposição para a crítica social, reforçou o poder institucional vigente, foi: