(FATEC) O mapa abaixo retrata a territorialização do Brasil num estreito diálogo com a Literatura.
Considerando a geografia econômica brasileira e observando o mapa do regionalismo literário, podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: A mulher e a galinha Uma viúva tinha uma galinha que botava um ovo por dia. Ela pensou que, se desse à galinha mais cevada, ela botaria dois ovos por dia, e aumentou a ração. Mas a galinha ficou gorda e já não podia botar nem mesmo aquele único ovo por dia. Moral: A fábula mostra que a ganância pode fazer perder o que se tem. Esopo, Fábulas – texto integral.
São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 57. Col.
A obra-prima de cada autor.
Enunciado:
A viúva errou ao pensar que:
- Física
Um bloco desliza a partir do repouso sobre um plano inclinado de 45º com a horizontal, gastando o triplo do tempo que ele necessitaria para descer um bloco idêntico, nas mesmas condições, porém, sem atrito. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o primeiro plano vale:Dados: sen 45º = cos 45º=0,7 g=10 m/s2
- Biologia | 09. Botânica
Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos.
Associe a primeira coluna de acordo com a segunda.
( 1 ) Giberelina
( ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas amadurecimento de frutos.
( 2 ) Auxina
( ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.
( 3 ) Ácido abscísico
( ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.
( 4 ) Etileno
( ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.
( 5 ) Citocinina
( ) Estímulo à germinação de sementes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
O filósofo e teórico social Michel Foucault dedica sua obra “Vigiar e punir” para o entendimento das formas de controle social: externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.
Podemos concluir que, para Foucault, as instituições disciplinadoras teriam como finalidade
- Química
Antigamente era mais comum entre as famílias armazenar óleos usados em frituras para fabricação de sabão. Além do óleo, utilizam-se também água e soda cáustica (hidróxido de sódio, NaOH), que eram aquecidos até que a mistura adquirisse a consistência do sabão desejado.
A respeito dessa reação assinale a alternativa incorreta.