Texto base: Analise a imagem a seguir. Disponível em: < https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/00_recursoseducativos/259/Ver%20Recurso%20Educativo?topage=red_readonly&red_id=2779&red_status=Publicado > Acesso em: 98 mar. 2015.
Enunciado:
Na imagem acima a balança encontra-se equilibrada. Considerando que as melancias são praticamente iguais e desejando que a balança permaneça em equilíbrio, quantos quilogramas devem ser acrescentados no prato à direita se uma melancia for acrescentada no prato à esquerda?
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Ralos de pias de cozinhas e próximas a churrasqueiras entopem com frequência. Ao solicitar o serviço de desentupimento, o profissional sugeriu uma prática que é bastante comum: dissolver meio quilograma de soda cáustica num balde de água fervente e em seguida jogar a solução resultante ainda quente na pia ou ralo entupido. Segundo o profissional, a solução quente é capaz de dissolver a gordura que causa o entupimento. A gordura é composta por triacilgliceróis (triéster de glicerol e ácidos carboxílicos de cadeia alquílica longa).
Uma provável explicação para o funcionamento da prática citada é a solubilização da gordura através da reação de
- Matemática | 3.6 Exponencial
(UEFS) Em uma cultura bacteriana, há inicialmente 400.000.000 bactérias do tipo X e apenas 400 do tipo Y. A cada hora, aproximadamente, a população de X cai pela metade e a de Y dobra de tamanho.
O total de bactérias nessa cultura ficará abaixo de 1.000.000 durante cerca de:
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Colorset preto
- Tesoura
- Lápis e papel
- Máquina fotográfica
Desenvolvimento:
O professor deverá previamente preparar para cada aluno a janelinha de colorset que funcionará como um visor recortando num retângulo de 20 X 15 cm um segundo retângulo interno de 12 X 10 cm obtendo o seguinte resultado:
Distribuir o visor para cada e aluno e explicar que é preciso fechar um dos olhos para enxergar melhor com esta janela e que afastar e aproximar a janela do olho no momento de observar pode ser interessante e que eles devem discutir e observar o que vai acontecer no percurso. Em seguida realizar pela escola um pequeno passeio no qual as crianças serão incentivadas a olhar as coisas pelo visor. Valem objetos e paisagens.
Ao retornarem para a sala o professor pode desenvolver questões capazes de motivar os alunos a concluir que o uso da janela:
- Cria em nós a sensação de que o objeto (ou paisagem) é menor ou maior do que na realidade é.
- Amplia os detalhes das coisas observadas.
- Que a aproximação ou distanciamento da janela do nosso olho cria também em nós a percepção de que as coisas estão mais próximas ou mais distantes de nós.
- Que o uso da janela seleciona o que deverá ser visto ou não e isto é, de certa forma, um descanso para os olhos.
- Passamos a ver com mais cuidado, a escolher o que queremos ver.
O segundo momento desta atividade seria levar as crianças para fotografar o que observaram com a janelinha.
Revelar as fotos e montar a exposição.
Observações:
Acredito que esta atividade possa realmente surpreender se for feita dentro da escola, pois é bem provável que novas descobertas sejam feitas dentro de um ambiente sobre o qual, aparentemente, tudo se sabe. Olhar é realmente muito mais que ver!
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Script lido pelo professor:
Listen and mark the character. “Hello! My name’s Violet.”
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, ne revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o ‘coronel’ e pelo ‘coronel’. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural. LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976 (adaptado).
Enunciado:
O coronelismo, foi um fenômeno político da Primeira República (1889- 1930), que exerceu grande influência sobre todo processo eleitoral da época. Sobre esse processo: