Materiais:
- Cartolina branca
- Canetinhas coloridas
- Lápis grafite HB
- Caderno de arte para anotações
Desenvolvimento:
1 – Segundo o IPHAN, Instituto de Patrimônio Artístico Nacional, o patrimônio cultural não se restringe apenas a imóveis oficiais isolados, igrejas ou palácios, mas, na sua concepção contemporânea, estende-se a imóveis particulares, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística, passando por imagens, mobiliário, utensílios e outros bens móveis.
Disponível em: http://www.iphan.gov.br/montarPaginaSecao.do?id=20&sigla=PatrimonioCultural&retorno=paginaIphan. Acesso em: 15 set. 2013.
2 – Converse com os alunos sobre este conceito e apresente também a eles a seguinte informação: há também a distinção entre:
- Bem Material - Os Bens Culturais de Natureza Material são compostos de um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis, como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
- Bem Imaterial - Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Disponível em: http://www.iphan.gov.br/montarPaginaSecao.do?id=20&sigla=PatrimonioCultural&retorno=paginaIphan. Acesso em: 15 set. 2013.
3 – Acredito que esta atividade possa ser dividida em três esferas de produção: Cidade, Escola, Casa e Eu. Penso que os alunos poderão pensar no patrimônio não apenas no sentido do que está distante, mas também do que está perto, do que está dentro.
4 – Divida a turma em grupos e proponha que sejam pensados os Bens Materiais e Imateriais da cidade, da escola, da casa deles, e, por último, nas suas qualidades "materiais" e "imateriais".
5 – Cada grupo fará uma reunião inicial para identificar de memória Bens Materiais e Imateriais dentro de cada uma das instâncias: Cidade, Escola, Casa e Eu.
6 – Em seguida, apresentarão para a turma os pré-resultados do trabalho. Esta prévia servirá para que os grupos se organizem quanto ao tipo de abordagem que farão, caso mais de um deles tenha chegado ao mesmo resultado, sobretudo, quanto à cidade e à escola.
7 – Em seguida, o momento é de pensar na forma de apresentação dos resultados.
8 – Proponha que seja realizado um mapa visual do que foi identificado, por exemplo: (Este mapa poderá ter qualquer outra forma. Cada grupo poderá escolher a sua!)
9 – Desenhos e palavras deverão ser compostos pelos alunos de cada grupo.
10 – As imagens produzidas deverão ter cores fortes, formas preenchidas por canetinhas coloridas para que se destaquem no conjunto da composição.
11 – Evitar colagem. Este será um bom exercício para o desenho, mesmo que tenham como referência fotografias.
12 – Poderá também ser usada uma legenda! Ficará interessante!
13 – Ao final, cada grupo apresentará seu trabalho para os colegas. Deixe a turma comentar primeiro sobre o que estarão vendo e só dê voz ao grupo num segundo momento. Acredito também que neste momento seja muito importante chamar a atenção para o fato de que o Patrimônio só tem sentido pra nós se conhecemos sobre ele e que todos estamos comprometidos com o que está em torno de nós. Conforme o texto que escrevi ao iniciar este Banco, é preciso pensar no fato de que, quando estamos inseridos num ambiente, somos influenciados por ele, mas somos também responsáveis por ele, fazemos parte dele e ele de nós – um não existe sem o outro.
14 – Apresente os resultados para toda escola e elejam um título instigante para a mostra!