(PUCRJ)
Além da poluição dos mares, por exemplo, a exploração do petróleo proporciona royalties, que são:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.4 Modular
Quatro corredores estavam participando de uma corrida em uma pista quadrada. Todos partiram no mesmo instante da linha P, indicada na imagem, e, após os dois primeiros colocados terem completado uma volta, a posição deles em determinado instante foi registrada por um software, como mostra a imagem a seguir.
Com base na imagem, o software calculou que, nesse instante, a distância do quarto colocado ao primeiro colocado era dada pela função f(x) = |2x – 9| + x, em que x indica a distância do primeiro colocado à linha de partida e de chegada P, em metro.
Considerando que o primeiro colocado estava a 2 metros da linha P no instante registrado pelo software, a distância entre o primeiro e o quarto colocados nesse momento, segundo o software, era de
- Biologia
(CFTMG) Com relação aos vários grupos de invertebrados, é correto afirmar que os:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Baseado nos conceitos sobre funções químicas inorgânicas, analise as afirmações a seguir.
I. O ácido fosforoso possui 3 hidrogênios ionizáveis.
II. Os nomes dos seguintes ânions CℓO--, NO-2, CrO2-4 e P2O2-7 são, respectivamente: hipoclorito, nitrito cromato e pirofosfato.
III. Água régia corresponde a uma mistura de 3 partes de ácido nítrico para 1 parte de ácido clorídrico.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Para controlar o estoque de uma loja de brinquedos o dono resolveu representar as informações em um gráfico.
Enunciado:
1. Qual é o brinquedo em maior quantidade no estoque?
2. Quantos carrinhos o dono da loja deverá comprar para que tenha a mesma quantidade que ele tem de bolas no estoque?
3. Considerando que os carrinhos e as bolas do estoque, geralmente, são para os meninos e os bambolês e as bonecas são para as meninas, quais brinquedos aparecem em maior quantidade, os dos meninos ou os das meninas?
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Reaprender a ler notícias
Não dá mais para ler um jornal, revista ou assistir um telejornal da mesma forma que fazíamos até o surgimento da rede mundial de computadores. O Observatório da Imprensa antecipou isto lá nos idos de 1996 quando cunhou o slogan “Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito”. De fato, hoje já não basta mais ler o que está escrito ou falado para estar bem informado. É preciso conhecer as entrelinhas e saber que não há objetividade e nem isenção absolutas, porque cada ser humano vê o mundo de uma forma diferente. Ter um pé atrás passou a ser a regra básica número um de quem passa os olhos por uma primeira página, capa de revista ou chamadas de um noticiário na TV.
Há uma diferença importante entre desconfiar de tudo e procurar ver o maior número possível de lados de um mesmo fato, dado ou evento. Apenas desconfiar não resolve porque se trata de uma atitude passiva. É claro, tudo começa com a dúvida, mas a partir dela é necessário ser proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos que sempre existem numa notícia. No começo é um esforço solitário que pode se tornar coletivo, à medida que mais pessoas descobrem sua vulnerabilidade informativa.
Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 30 set. 2015 (adaptado).
No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a