Texto base: As palavras podem estar no grau normal (gato), no diminutivo (gatinho) e no aumentativo (gatão). A maioria das palavras faz o diminutivo com as terminações –INHO/-INHA e –ZINHO/-ZINHA. Mas nem sempre as palavras que têm essa terminação estão no diminutivo.
Qual das alternativas, as palavras estão no grau normal.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 03.6. Relações ecológicas
Observe a imagem abaixo.
A imagem representa um processo muito importante para o desenvolvimento da agricultura. O papel das abelhas nesse processo é
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Ao decidir pela colonização efetiva do território brasileiro no século XVI, a Coroa Portuguesa optou pelo sistema administrativo das Capitanias Hereditárias. Sobre esse sistema, conclui-se que
- História | 3.2 Era Vargas
[1] Três datas terminadas em 4 devem ser lembradas neste
2014. A primeira é 1954, do suicídio de Getúlio Vargas. A
segunda é 1964, do golpe militar apresentado como Revolução.
[4] A terceira, 1984, das Diretas Já. Na primeira ocorreu um
drama. Na segunda, uma farsa. Na terceira, um épico. Elas
marcaram a história política do país e a de uma geração. Se,
[7] num caso, um presidente se matou e, no outro, matou-se a
democracia, no terceiro, houve um dos mais bonitos
espetáculos cívicos de ressurreição da esperança. Depois de 20
[10] anos de ditadura, o país foi para as ruas e como nunca, antes ou
depois, manifestou-se com vigor, mas em ordem e paz.
Zuenir Ventura. Saudades das Diretas Já. In: O Globo, 29/1/2014 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o próximo item.
Os acontecimentos de 1954 sugerem que o Vargas que governou o Brasil sob o regime ditatorial do Estado Novo mostrou-se bem diferente daquele que voltou à presidência da República em contexto democrático. No segundo governo, o veterano político gaúcho despertou verdadeiro fascínio no Congresso Nacional, nos partidos políticos e na imprensa, deles recebendo apoio e com eles convivendo com extrema habilidade política.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o “Conto de fadas para mulheres modernas”, de Luís Fernando Veríssimo, para responder à questão.
Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse: — Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou- -me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre... E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: Eu hein?... nem morta! Disponível em: <www.academia.edu/31519737/Conto_de_fadas_para_Mulheres_Modernas>.
Acesso em: 26 out. 2017. Vocabulário:
à sautée – técnica culinária que consiste em cozinhar um alimento com manteiga ou óleo muito rapidamente em uma frigideira bem quente.
Assinale a alternativa que contém a palavra que não pode concordar em gênero e número com o substantivo “princesa” no trecho ''uma linda princesa, independente e cheia de autoestima'' (1º parágrafo).
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
O gráfico abaixo traz dados que mostram uma mudança significativa do hábito das pessoas em relação às refeições realizadas no horário de trabalho.
Segundo os dados apresentados, na última década, os trabalhadores têm