55. Leia as informações e analise o esquema do movimento da Terra do ponto de vista geocêntrico.
Apesar da dificuldade de compreender e explicar o movimento observado dos planetas do ponto de vista geocêntrico (a Terra no centro do Universo), o geocentrismo foi uma ideia dominante na Astronomia durante toda a Antiguidade e Idade Média.
Fonte: http://astro.if.ufrgs.br. Acesso: 21 de novembro de 2010.
A partir da análise CONSTRUA um esquema do movimento orbital da Terra comprovado pelos cientistas.
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- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Um terreno tem forma de um triângulo escaleno. Nele será construída uma praça de forma circular, de modo a haver máximo aproveitamento do terreno, ou seja, a praça deve tangenciar todos os lados do triângulo de acordo com a figura representativa a seguir.
De acordo com as informações apresentadas, o centro da Praça deve ser o encontro das:
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
Com base nos estudos sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial para a Europa, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Leia a fábula a seguir para responder as questões.
Fábulas fabulosas – O Rato que tinha medo (A maneira dos … Marroquinos)?
por Millôr Fernandes
Um Rato tinha medo de Gato. Nisso não era diferente dos outros ratos. Pavor, tremor, ânsia, vida incerta. Mas igual a todos os outros de sua espécie, o nosso Rato teve, no entanto, um fato diferente em sua vida – encontrou-se com um Mágico (1).
Conversa vai, conversa vem, ele explicou ao Mágico a sua sina e o seu pavor. O Mágico, então, transformou-o exatamente naquilo que ele mais temia e achava mais poderoso sobre a terra – um Gato. O Rato daí em diante passou a perseguir os outros ratos, mas adquiriu imediatamente um medo horrível de cães. E nisso também, não sendo diferente de todos os outros gatos. A única diferença foi que tornou a se encontrar com o Mágico. Falou-lhe então do seu novo medo e foi transformado outra vez na coisa que mais temia – um Cão, que pôs-se logo a perseguir os gatos. Mas passou a temer animais maiores: como Leão, Tigre, Onça, Boi, Cavalo, tudo. O Mágico surgiu mais uma vez e resolveu transformá-lo então, num Leão, o mais poderoso dos animais. Mas o nosso ratinho, guindado assim a letra O da classe animal, passou, porém, a recear quando ouvia passos de Caçador. Então o Mágico chegou, transformou-o de novo num Rato e disse, alto e em bom som:
Moral: “Meu filho, quem tem coração de rato, não adianta ser leão”.
Disponível em: <www.fabulasfabulosas.com.br>. Acesso em: 12 nov. 2012.
Releia o trecho da fábula.
“O Mágico surgiu mais uma vez e resolveu transformá-lo então, num Leão, o mais poderoso dos animais.”
O termo sublinhado pode ser classificado como
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIFACS) Ao reconstruir genes antigos, cientistas podem recriar proteínas codificadas e observar como elas se comportam, obtendo assim percepções sobre a fisiologia de animais extintos. A hemoglobina dos glóbulos vermelhos de um mamute-lanudo mostrou que a proteína sensível à temperatura passou por adaptações que lhe permitiram executar o trabalho de envio de oxigênio a tecidos do organismo em condições frias enfrentadas pelos animais. Sequenciar fragmentos de genes que codificam a proteína hemoglobina, recriar genes funcionais de hemoglobina de mamute retirando os genes intactos correspondentes em um elefante asiático, e alterar suas sequências para coincidir com as sequências do mamute e, em seguida, inserir os genes modificados em bactérias E. coli para a produção de hemoglobina de mamutes. Finalmente, expor a hemoglobina purificada a um ambiente químico semelhante ao interior de células sanguíneas e observar como a hemoglobina de mamute prontamente libera oxigênio em várias temperaturas fisiologicamente relevantes. Todos esses procedimentos constituem etapas de uma metodologia necessária para retratar aspectos dos processos fisiológicos dos mamutes analisados nesse estudo.
(CAMPBELL; HOFREITER..., 2012, p. 72-73)
A técnica de “inserir os genes modificados em bactérias E. coli, para a produção de hemoglobina de mamute” revela:
- História | 1.2 Início da Colonização
Durante os séculos XIV e XV, o período correspondente à chamada crise do final da Idade Média atingiu muitas das antigas formas tradicionais das relações feudais na agricultura e se fez acompanhar de sensível declínio demográfico e de significativos descensos no âmbito das atividades manufatureiras e mercantis.
De meados do século XV até o começo do século XVII, período de expansão econômica, houve também uma relativa expansão das atividades industriais, artesanais, é claro, bem como da produção agrícola, em estreita conexão com a retomada do crescimento demográfico e o início da expansão mercantil-marítima e colonial.
Importantes mudanças culturais marcaram a ruptura com diversos aspectos do universo medieval, abrindo caminho para a revolução científica e para o advento da modernidade.
A partir de meados do século XVIII, o capitalismo tendeu a se expandir com rapidez na Europa Ocidental.
Francisco Falcon e Antonio Edmilson Rodrigues. A formação do mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 6-8 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo Ocidente ao longo da Baixa Idade Média e da Idade Moderna, julgue o item.
Para promover a colonização de suas terras americanas, Portugal instituiu um inédito sistema de capitanias hereditárias, que exigiu a reconfiguração territorial da colônia por meio de grandes lotes homogeneamente divididos e distribuídos entre membros da burguesia lusitana.