(UEPA) Os objetos tecnológicos invadiram o mundo e chegaram às regiões mais distantes, a exemplo da região andina, na América Latina, uma das regiões consideradas "excluídas" da Nova Ordem Econômica Mundial. A partir da análise da afirmativa e de seus conhecimentos geográficos, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
O corpo humano necessita de energia para a realização de suas funções vitais. Os carboidratos são fontes rápidas de energia e são degradados por enzimas digestivas e controlados principalmente pelo intestino até chegar à corrente sanguínea, visto que o organismo não é capaz de absorver moléculas maiores. A glicose usada na alimentação também é chamada de “açúcar no sangue”, pois é o açúcar mais simples que circula em nossas veias. No sangue humano, sua concentração é mantida entre 80 mg e 120 mg por 100 mL, pela ação de hormônios secretados pelo pâncreas. Se por doença ou falta prolongada de alimentação essa concentração diminuir (hipoglicemia), a pessoa deverá receber soro glicosado; se, pelo contrário, a concentração de glicose no sangue aumentar (hiperglicemia), a pessoa apresentará os sintomas da doença conhecida como diabetes e deverá receber medicamentos, como a insulina.
A seguir é apresentada a equação química que representa a combustão da glicose.
Considerando as entalpias de reação em KJ/mol
Dados: C = 12; H = 1; O = 16.
A energia liberada pelo organismo na ingestão de 10 g de glicose é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Fauna e Flora O Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta, sendo considerado a savana mais rica do mundo, porém um dos biomas mais ameaçados do País. Compreende um mosaico de vários tipos de vegetação, desde fisionomias campestres, savânicas e até florestais, como as matas secas e as matas de galeria. Ribeiro & Walter (2008) descreveram 11 tipos fitofisionômicos entre as formações florestais, savânicas e campestres do bioma. Alguns trabalhos citam fatores ambientais que podem influenciar na distribuição fitofisionômica e florística do Cerrado, compreendendo regime de fogo, clima, tipo de solo (fertilidade e drenagem), relevo, herbivoria, flutuações climáticas do Quaternário e distúrbios antrópicos (Eiten 1993, Miranda et al. 2002, Oliveira-Filho & Ratter 2002). A alta diversidade de ambientes se reflete em uma elevada riqueza de espécies, com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós, totalizando 12.356 espécies que ocorrem espontaneamente e uma flora vascular nativa (pteridófitas e fanerógamas) somando 11.627 espécies (Mendonça et al. 2008), sendo aproximadamente 44% da flora endêmica (Klink & Machado 2005), tornando-o a savana tropical mais rica do mundo. Do mesmo modo, a diversidade da fauna é elevada. Existem cerca de 320.000 espécies de animais na região, sendo apenas 0,6% formada por vertebrados. Entre esses, os insetos têm posição de destaque com cerca de 90.000 espécies, representando 28% de toda a biota do Cerrado (Aguiar et al. 2004). No Bioma desenvolve-se expressiva produção agropecuária e importantes agroindústrias, vivendo aproximadamente 13 (treze) milhões de habitantes, que envolvem, dentre outros, as populações tradicionais, tais como os quilombolas, ribeirinhos, geraizeiros e índios. Uma grande variedade de plantas do Cerrado são usadas pela população. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequizeiro (Caryocar brasiliensis), Buriti (Mauritia flexuosa) e Mangabeira (Hancornia speciosa) e as sementes do Baru (Dypteryx alata). Muitas delas servem como base para a alimentação humana, entre elas, o pequi, o baru, a cagaita, o jatobá e tantas outras, e medicamentos, como o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão e uma infinidade de plantas usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado. O conhecimento dessas comunidades associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do Cerrado também se constitui em um patrimônio cultural de grande importância. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora. Acesso em: 5 jan. 2018.
Enunciado:
Releia a frase retirada do texto: “ Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados [...]”. O adjetivo sublinhado é antônimo de:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papel color set de várias cores
PROCEDIMENTOS
- Antes de iniciar a aula o professor deverá recortar várias fichas no tamanho A4, de
diversas cores.
- O professor vai levar as crianças para fora da sala de aula, nos jardins da escola, no
pátio ou em alguma praça.
- O importante é ser um lugar que tenha muitas cores.
- O professor vai pedir as crianças para observarem a natureza ao seu redor, a cor das
nuvens, flores, céu, sol, troncos das árvores, gramas, cor da terra, da areia, etc.
- O professor deverá apresentar as ficha coloridas para as crianças, questionando-as
que cores são. Esta etapa é importante para que o professor possa visualizar os
conhecimentos das crianças acerca das cores que sabe e assim, planejar as próximas
etapas de modo que eles ampliem seu vocabulário e o conhecimento de uma
variedade de cores.
- O professor vai explicar que tudo ao nosso redor, tem cor. Algumas parecidas e
outras não.
- O professor vai pedir para que as crianças olhem ao seu redor e observem quantas
coisas de diferentes cores existem.
- Então, realizará a seguinte dinâmica com as crianças: levantará uma das fichas
coloridas , solicitando que as crianças digam o nome da cor e indiquem algum objeto
de mesma cor em seu ambiente. Caso as crianças não tenham ainda o conhecimento
de alguma cor, o professor poderá dizer o nome da cor e seguir com a dinâmica.
Por exemplo: o professor levanta a cor azul. Aqueles que sabem o nome dizem azul.
Em seguida as crianças apontam ou indicam algum objeto que tenha a cor azul, seja o
uniforme, a caneta, o céu, a parede pintada , etc.
- O professor poderá comparar as cores indicadas pelas crianças, para que possam
perceber as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Para isso poderá
questioná-los:
. o azul da caneta é o mesmo do uniforme?
. qual é o mais forte ou mais fraco?
. qual o mais claro ou mais escuro?
- Para fixar a atividade o professor poderá fazer a brincadeira “Pique das cores”.
- Primeiro define-se quem será o pegador. Este escolherá uma cor e gritará para os
demais , por exemplo: Vermelho! Os demais participantes deverão correr e tocar em
algum objeto da cor solicitada. Aqueles que tocarem na cor, não poderão ser pegos.
Caso o pegador capture uma das crianças antes que ela possa encostar na cor
solicitada, esta vira o novo pegador, devendo escolher outra cor para que a
brincadeira continue.
- Vai ser uma aula super animada e super legal.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
A introdução de uma espécie X de peixe em um lago, onde normalmente inexiste esta espécie, poderá provocar alteração do equilíbrio das populações de peixes autóctones. Sobre esse fato, analise as proposições.
I. A espécie X morrerá, pois espécies introduzidas não sobrevivem em ambientes que não sejam os seus.
II. O equilíbrio poderá ser alterado, se a espécie X for predadora dos peixes nativos.
III. O equilíbrio não será alterado, se a espécie X apresentar altas taxas reprodutivas e cuidado parental.
IV. O equilíbrio poderá ser alterado, se houver competição por alimentos entre a espécie X e as espécies nativas.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(ITA) Considere um corpo celeste esférico e homogêneo de massa M e raio R atravessado de polo a polo por um túnel cilíndrico retilíneo de diâmetro desprezível. Em um desses polos um objeto pontual é solto a partir do repouso no instante t=0. Sendo G a constante universal de gravitação, esse objeto vai alcançar o outro polo após o intervalo de tempo dado por