42. Texto base: .
Enunciado:
Observe la imagen a seguir
Disponible en http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSvvmcg_S63lJQhgI4c9YY82aD3ppkIhuQynKtuDFKw271KXpLrDw.Acceso el 18 de abril de 2011.
En el primer globo aparece la frase: “ Quedaremos a las 10:45 en la puerta del zoo…” En este contexto la palabra destacada tiene el sentido de
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
.
Materiais:
- Tinta guache
- Canetinhas
- Lapis de cor
- Giz de cera
- Cartolina branca em tamanho A4
Desenvolvimento:
1 - Apresentar às crianças as imagens das obras do artista José Assunção. Isto poderá ser feito dividindo-se a turma em grupos e então distribuindo para cada grupo uma imagem em xerox colorido de uma das obras do artista no tamanho A4. Considero importante que tais imagens estejam devidamente montadas em colorset preto ou papel cartão preto.
2 - Distribuir também uma lista de perguntas, por exemplo:
- Qual a temática deste artista?
- O que esta obra apresenta?
- Você já esteve numa festa como esta?
- O que você considerou mais interessante no trabalho deste artista?
- Quais os detalhes foram descobertos?
3 - Pedir então que cada grupo faça uma pesquisa sobre festas populares ou folclóricas da cidade (se houver mais de uma) ou do Brasil para apresentarem para turma. Solicitar que complementem a pesquisa com no mínimo três imagens.
Aqui é importante abordar a questão da memória e do valor do patrimônio cultural imaterial. Na realidade, as “coisas” não possuem memória, a memória está em nós. Qual a importância de conhecer a memória cultural de um lugar? Temos preservado a memória cultura de nossa cidade? Em que sentido isto influencia a nossa vida hoje e no futuro? É fácil preservar?
4 - Fixar todas as imagens trazidas pelos grupos nas paredes da sala.
5 - Solicitar aos alunos que façam um esboço de um desenho sobre uma festa popular no caderno de artes para pintura.
6 - Pedir que transfiram o desenho para a cartolina.
7 - Realizar a pintura.
Referências:
Sobre José Assunção:
www.youtube.com/watch?v=ueusakumMJE (ótimo vídeo do programa “Terra de Minas” sobre o artista)
Obras doaArtista:
http://joserosarioart.blogspot.com/2011/09/jose-assuncao.html
Observações:
1 - A obra de José Assunção daria também uma bela instalação em miniatura.
2 - Se julgar conveniente, o desenho poderá ser preenchido apenas com canetinha, lápis de cor e giz de cera.
3 - A montagem dos trabalhos ficaria interessante e, coerente com a obra do artista, se fossem montados estandartes nos moldes das festas de padroeiro.
4 - Outra atividade complementar poderia ser uma exposição com fotografias tiradas pelos alunos destas festas em sua cidade ou, quem sabe até mesmo filmes.
5 - Uma visita ao Grupo de Congado ou levar a turma a assistir um Grupo de Congado também pode ser enriquecedor.
6 - Dividir a pesquisa por tipos de festa também é outra opção: Congado, Marujada, Procissões, etc.
7 - Propor também que a pesquisa seja de apenas uma festa e explorar a percepção de cada grupo sobre um mesmo evento.
- Matemática - Fundamental | 1.1 Múltiplos e Divisores
(IFCE) — O menor número natural que deve ser somado a 1983 para que o resultado seja um múltiplo de 7 é
- Geografia | 6.2 Energia
(UECE) O Proálcool foi um programa governamental que teve, dentre as suas metas, produzir um combustível que ajudasse o Brasil a conseguir sua autonomia energética. Atente para as seguintes afirmações relacionadas a essa iniciativa.
I. O álcool tem um elevado custo de produção, em virtude das extensas áreas de plantio de cana-de-açúcar.
II. Este programa conseguiu reduzir em quase 90% o consumo atual de gasolina e diesel nas cidades brasileiras.
III. O Proálcool promoveu o desenvolvimento de uma tecnologia inteiramente nacional, além de gerar um combustível menos poluente do que a gasolina.
É correto o que se afirma somente em:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Entre 1550 e 1560, a produção açucareira no litoral tornou-se a base econômica da colônia, e os escravos indígenas constituíam a principal mão de obra. Mas, a partir de 1570, os portugueses recorreram à escravização de outros povos, os quais eram adquiridos por meio de um lucrativo comércio de escravos. Observe a imagem a seguir e identifique quais eram esses povos.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
Garrafa PET vazia tem valor líquido e certo: reciclada, vira tecido, madeira sintética ou plástico novo de novo. Separar o lixo facilita o trabalho dos catadores e aumenta o material aproveitado, principalmente se você limpar as embalagens por dentro, retirando a sujeira antes de descartá-las. Mude de atitude. Assim, você ajuda a gerar renda para quem precisa e poupa recursos naturais.
SEPARE O LIXO E ACERTE NA LATA.
Disponível em: www.separeolixo.gov.br. Acesso em: 4 dez. 2017 (adaptado).
Nessa campanha, a principal estratégia para convencer o leitor a fazer a reciclagem do lixo é a utilização da linguagem não verbal como argumento para: