(ACAFE) “É comum um telefone celular ir ao lixo com menos de oito meses de uso ou uma impressora nova durar apenas um ano. Em 2005, mais de 100 milhões de telefones celulares foram descartados nos Estados Unidos. Uma CPU de computador, que nos anos 1990 durava até sete anos, hoje dura dois anos. Telefones celulares, computadores, aparelhos de televisão, câmeras fotográficas caem em desuso e são descartados com uma velocidade assustadora. Bem-vindo ao mundo da obsolescência planejada”.
Fonte: Revista Fórum, número 74, setembro de 2013.
A partir da leitura do texto acima, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Química | 2.4 Cinética Química
A possibilidade de reação de o composto A se transformar no composto B foi estudada em duas condições diferentes. Os gráficos abaixo mostram a concentração de A, em função do tempo, para os experimentos 1 e 2.
Em relação a esses experimentos, considere as afirmações abaixo.
I. No primeiro experimento, não houve reação.
II. No segundo experimento, a velocidade da reação diminui em função do tempo.
III. No segundo experimento, a reação é de primeira ordem em relação ao composto A.
Quais estão corretas?
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Ao longo da evolução, vários fatores foram responsáveis por selecionar organismos mais aptos aos diferentes tipos de ambientes. Considerando vantagem adaptativa, correlacionou-se corretamente a característica e o meio em:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FUVEST 2020 1º FASE) A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima velocidade que um objeto deve ter nas proximidades da superfície desse corpo para escapar de sua atração gravitacional. Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste.
I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo.
II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio.
III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa.
Apenas é correto o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: 10470095
Leia a crônica “O telefone”, de Rubem Braga, para responder à questão. O telefone Honrado Senhor Diretor da Companhia Telefônica Quem vos escreve é um desses desagradáveis sujeitos chamados assinantes; e do tipo mais baixo: dos que atingiram essa qualidade depois de uma longa espera na fila. Não venho, senhor, reclamar nenhum direito. Li o vosso Regulamento e sei que não tenho direito a coisa alguma, a não ser pagar a conta [...] Ele nos ensina a ser humildes; ele nos mostra o quanto nós, assinantes, somos desprezíveis e fracos. Aconteceu, por exemplo, senhor, que outro dia um velho amigo deu-me o prazer de me fazer uma visita [...] Ia a conversa quente e cordial [...] quando o telefone tocou. Atendi. Era alguém que queria falar ao meu amigo. Um assinante mais leviano teria chamado o amigo para falar. Sou, entretanto, um severo respeitador do (substantivo) ; em vista do que, (verbo) ao meu amigo que alguém queria lhe falar, o que infelizmente eu não podia permitir; estava, entretanto, disposto a tomar e transmitir qualquer recado. Irritou-se o amigo, mas fiquei (adjetivo) mostrando-lhe o artigo 2 do Regulamento, segundo o qual o aparelho instalado em minha casa só pode ser usado “pelo assinante, pessoas de sua família, seus representantes ou empregados”. Devo dizer que perdi o amigo, mas salvei o Respeito ao Regulamento [...] BRAGA. Rubem. O telefone. In: Crônicas.
São Paulo: Ática, 1979. (Coleção para gostar de ler).
Enunciado:
A partir dos detalhes da crônica, o leitor pode inferir que o assinante da linha telefônica é uma pessoa:
- Física | 2.6 Hidrostática
O fluxo (Φ) representa o volume de sangue que atravessa uma seção transversal de um vaso sanguíneo em um determinado intervalo de tempo. Esse fluxo pode ser calculado pela razão entre a diferença de pressão do sangue nas duas extremidades do vaso (P1 e P2 ), também chamada de gradiente de pressão, e a resistência vascular (R), que é a medida da dificuldade de escoamento do fluxo sanguíneo, decorrente, principalmente, da viscosidade do sangue ao longo do vaso. A figura ilustra o fenômeno descrito.
Assim, o fluxo sanguíneo Ф pode ser calculado pela seguinte fórmula, chamada de lei de Ohm:
Ф =(P1 - P2)/R
Considerando a expressão dada, a unidade de medida da resistência vascular (R), no Sistema Internacional de Unidades, está corretamente indicada na alternativa: