Leia o texto a seguir.
Por que o sorvete é gelado?
Já imaginou se o picolé não fosse gelado? Não ia parar no palito! Você sabe que, quando ele derrete, vira suco. Mesmo os sorvetes de massa ficam líquidos quando são aquecidos. Congelar foi uma forma diferente que os homens encontraram de consumir o suco e as frutas. E isso há mais de 3 mil anos!
Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2010/03/30/por-que-o-sorvete-e-gelado/. Acesso em: 30 out. 2011.
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UEFS)
A figura representa um fio longo e retilíneo que se encontra no vácuo e transporta uma corrente de intensidade 2,0A. Uma partícula carregada com carga q = 8,0μC é lançada com velocidade ν= 3,0. 105 m/s, paralelamente ao fio e a uma distância d = 20,0cm. Sabendo-se que a permeabilidade magnética no vácuo é μ0= 4π.10-7T.m/A , é correto afirmar que a intensidade da força magnética sobre a partícula, nesse instante, em μN, é igual a
- História | 3.4 Ditadura Militar
Há 80 anos, com a instauração do Estado Novo, a educação tornou-se um instrumento importante para a promoção do progresso econômico e do desenvolvimento humano. O maestro Heitor Villa-Lobos acreditava que a melhor maneira de formar a disciplina das gerações futuras era o canto coletivo. Para ele, o canto orfeônico apresentava três finalidades: disciplina, civismo e educação artística. Villa-Lobos posiciona-se politicamente ao lado de Vargas. O projeto do Estado que surgiu com a Revolução de 1930 tinha viés autoritário. Porém, intelectuais como Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade e outros percebiam no apoio estatal a possibilidade de concretização de projetos.
Mirelle Ferreira Borges. O Brasil cantando a uma só voz: Heitor Villa-Lobos, o músico educador. In: Jorge Ferreira (org.). As repúblicas no Brasil: política, sociedade e cultura. Niterói: Editora da UFF, 2010, p. 98-108 (com adaptações).
Com relação aos aspectos históricos e artísticos pertinentes ao fragmento de texto anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
Após a queda do Estado Novo, contemporânea à derrocada do nazismo e à vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou por uma experiência democrática, entre 1946-1964, interrompida pela deposição do presidente João Goulart pelos militares. Esse golpe instituiu outro regime autoritário — semelhante àqueles estabelecidos em vários países sul-americanos à mesma época —, que se perpetuou no poder por duas décadas.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(CPS) No período que antecedeu a Olimpíada do Rio, a mídia nacional e internacional publicou matérias abordando o problema da poluição na Baía de Guanabara, local das provas de vela, como o trecho apresentado a seguir.
“... segundo estudos recentes, foram encontrados níveis muito altos de vírus e bactérias provenientes do esgoto, lançados sem tratamento no mar, níveis estes considerados insalubres em qualquer praia do mundo.
A descontaminação da Baía de Guanabara, que recebe diariamente os dejetos de nove milhões de pessoas que não têm acesso à rede de esgoto além dos resíduos da indústria petroleira local, foi uma das ambiciosas promessas para que o Rio fosse escolhido como sede da Olimpíada.”
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/28/deportes/1469730197_101846.html.
A presença de altas taxas da bactéria Escherichia coli no ambiente aquático pode ser utilizada como um indicador de água contaminada por esgoto doméstico. Esse organismo habita o corpo humano e, em condições normais, não causa problemas à saúde.
Em relação à Escherichia coli, marque a opção que indica como podemos classifi cá-la em termos de estrutura celular e que órgão do corpo humano é seu ambiente natural.
- Física | 3.2 Dilatação
Se o diâmetro de uma moeda aumenta 0,2% quando sua temperatura é elevada em 100 °C, os aumentos percentuais na espessura, na área e no volume serão respectivamente:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UFTM) Considere o resultado obtido em um estudo realizado com 28 pares de gêmeos. Dentro de cada par, um era ávido corredor de longa distância e o outro um sedentário “de carteirinha”.
(...) Por seis semanas, parte dos gêmeos foi submetida a uma dieta gordurosa e a outra a uma de baixa caloria. Depois, os papéis se inverteram. Ao final, o sangue de todos os voluntários foi recolhido e testado. O resultado mostrou que, se um dos gêmeos comia comida gordurosa e o mau colesterol não subia, com o outro ocorria o mesmo, mesmo que este último não praticasse nenhuma atividade física. E vice-versa. (Ciência Hoje, agosto de 2005.)
A partir da leitura e análise desses resultados, pode-se afirmar que: