Leia a situação a seguir e faça o que se pede na questão.
Luciana foi a um mercado e se deparou com uma banca de tomates identificada com a placa PRODUTOS ORGÂNICOS. Ficou curiosa e procurou saber o que isso significava.
Imagine...
Você ouviu a pergunta da Luciana: O que são produtos orgânicos?
ESCREVA uma resposta para a pergunta de Luciana.
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- História | 3.2 Era Vargas
Os governadores (“interventores”) nomeados deveriam exercer, por sua vez, “enquanto não se reunissem as Assembleias Legislativas”, na fórmula eufemística da Carta de 1937, “as funções destas nas matérias da competência dos estados” (Art. 181). Na prática, as medidas de natureza legislativa foram todas transferidas para o Executivo federal. Esse ato, juntamente com as demais medidas de exceção contidas nas “Disposições transitórias e finais” do documento constitucional redigido por Francisco Campos, inflacionou ainda mais a influência do presidente, concretizando e aprofundando o processo de centralização política e de desapropriação do poder das oligarquias iniciado em 1930. Disponível em :. Acesso em: 15 mar. 2018. (adaptado)
A ação de Getúlio Vargas durante os anos iniciais do seu governo, destacada no texto, buscava
- História - Fundamental | 05.2. Os patrimônios brasileiros
Alguns prédios históricos são tão importantes para a cultura de um país que são tombados pelo Iphan. Esses prédios se tornam patrimônios culturais, pois representam a história e a identidade de um povo.
Qual é a instituição responsável pelo tombamento dos prédios históricos no Brasil?
- Ciências - Fundamental | 2.1 Ciclo da Vida dos Animais
Leia o texto a seguir e responda
Cadê a lagarta comilona?
Uma borboleta cor de arco-íris voa pela mata.
Ela acaba de botar ovos bem miúdos nas folhas de uma árvore.
De um dos ovos vai saindo uma lagarta.
_ Bom dia, Dona Lagarta! _ fala o formigão.
A lagarta não quer conversa. Só sabe comer e comer folhas.
_ Ô lagarta comilona! Ri a lagartixa.
E a lagarta continua a comer... Vai ficando maior e mais gorda. Ai...
_ Uai! Cadê a lagarta comilona? _ Pergunta a tartaruga.
O porco-espinho aponta o galho de uma árvore:
_ Está ali, toda enroladinha!
A lagarta parece um pacotinho. Ela virou uma pupa ou crisálida.
Tempos depois... Puft! A pele da pupa se arrebenta.
E mais uma borboleta cor de arco-íris voa pela mata.
a) Escreva as fases da vida da borboleta observando a sequência apresentada no texto.
b) IDENTIFIQUE no texto outro animal que passa por metamorfose.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
O argumento de que “Não há pressa” é consequência da seguinte ideia:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UFC) Em um estudo realizado nas ilhas Galápagos, um casal de pesquisadores observou que indivíduos de uma espécie de tentilhão (espécie A) comumente se alimentavam de sementes de vários tamanhos. A ilha onde a espécie A ocorria foi colonizada por outra espécie de tentilhão (espécie B). Indivíduos de B se alimentavam de sementes grandes e eram mais eficientes que A na aquisição deste recurso. Com o passar dos anos, os dois pesquisadores observaram que o tamanho médio do bico dos indivíduos de A estava reduzindo gradualmente.
Considerando que pássaros com bicos maiores conseguem se alimentar de sementes maiores, o processo de redução de bico observado em A é um exemplo de seleção: