(Ufrgs ) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem:
Jacarandás (Jacarandá sp) e ipês (Tabebuia sp) são árvores utilizadas na arborização de Porto Alegre. Suas flores vistosas enfeitam a cidade na primavera. Seus frutos contêm sementes aladas.
Tanto jacarandás quanto ipês são ............., têm frutos ............. e dispersão por ............. .
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
(IFSUL) Na Era Vargas (1930-45), o Brasil foi presidido pelo gaúcho Getúlio Vargas. Esse período de quinze anos foi dividido em governo Provisório (1930-34), Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-45).
Sobre o período Constitucional, afirma-se que:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNICENTRO)
Um bloco de massa igual a 0,5 kg sobe, partindo do repouso, um plano inclinado liso, desde a sua base, sob ação da força horizontal, cujo módulo é igual ao do peso do bloco. Considerando-se a aceleração da gravidade g =10,0 m/s², o trabalho realizado pela força, em joules, para subir o plano é igual a
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa
interpretação musical como também para um bom entendimento da escrita musical,
uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da
música na nossa cultura.
- Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura,
intensidade, duração e timbre.
- Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso,
participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do
parâmetro em questão.
- Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você
queira. Fale sobre assuntos sobre o mundo da indústria musical e ou cultural: um
cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um
disco, etc.
- Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo
errado. Então comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar
quase gritando, o que causará um susto nos alunos.
- Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar
do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz
mudou e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados,
como, "grosso" , "agudo" , "grave", "bravo" e outros mais para se referir a sua
maneira de falar.
- Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das
qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada a energia
que se imprime a fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte
será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita
delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com
bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou
qualquer outro instrumento.
- Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça
com a turma exemplos musicais observando as variações da intensidade.
- É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças
na intensidade das músicas utilizadas como exemplo ; Disponível:
https://www.youtube.com/channel/UC920MdLghXzI3oXHhlp7N1w
https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y
https://www.youtube.com/watch?v=hV6S1YhbHOU
- Agora é hora de propor um exercício.
- Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena
canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa.
Auxilie os alunos quando necessário
- Faça uma apresentação para todos da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a charge atentamente:
A charge foi feita como forma de crítica à construção de Brasília. Sendo assim, é possível reconhecer os argumentos dos opositores à construção da cidade na
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIT)
I. 24195Am + 42α → x + 210n II. 20982Bi + 5826Fe → 266109Mt + y
Os elementos químicos que possuem números atômicos maiores que o do urânio, 92U, são chamados de transurânicos. Esses elementos não existem na natureza, mas foram obtidos por meio de reações nucleares realizadas nos aceleradores de partículas eletricamente carregadas alfa,
Essas informações relacionadas à síntese de elementos químicos transurânicos permitem afirmar: