Leia o texto a seguir.
Produtores testam controle biológico da lagarta da soja em lavouras do PR
Vespinhas estão substituindo os agrotóxicos no combate a uma das principais pragas da cultura. O produtor Nilceu Forte, que faz o teste em dez hectares da lavoura de soja, trocou o uso de inseticida pelas vespinhas que se encarregam de fazer o controle natural da lagarta da soja. ( Fragmento)
A) Identifique no texto duas formas de combater a praga que ataca as lavouras de soja.
B) Diferencie essas duas formas de combate às pragas.
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
If you own a PC, chances are it’s running Windows,
the operating system that Microsoft has offered since 1985.
Even with people buying modern Macs with energy-sipping ARM chips, and even with some students and corporate workers picking up Chromebooks during the pandemic, Windows still holds on 83% market share for personal computers, according to technology industry research company Gartner. It’s been in the pole position uninterrupted since Gartner kept keeping track in 2000, and probably for at least a decade before that as well.
Today Windows represents 14% of Microsoft’s total revenue, and historically Windows has been more profitable than other parts of the $2 trillion company. When Windows grows, Microsoft benefits.
So the company is once again refreshing Windows with the announcement of Windows 11 on June 24. New system requirements might cause some people to purchase new PCs capable of running Windows 11, and that would boost Microsoft’s Windows franchise.
Disponível em: https://www.cnbc.com. Acesso em: 14 jul. 2021.
Os números apresentados pelo Windows são surpreendentes perante o mercado tecnológico, o que pode ser corroborado pelo(a)
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Texto base: Leia um texto sobre as brincadeiras escrito para os pais das crianças de hoje e responda à questão. 11 de Agosto de 2009 BRINCADEIRAS ANTIGAS PARA CRIANÇAS Na sua época aposto que não existiam muitos brinquedos e se você quisesse se divertir tinha que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim você se divertia por horas e dias. Mas hoje seus filhos não devem nem saber o que são essas brincadeiras. A tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço. Se você quer que seus filhos retomem as brincadeiras do passado, nada melhor do que tirar algum tempo e ensinar para eles que para brincar não é preciso gastar. Uma boa opção é ensinar para eles as brincadeiras que você mais gostava e assim também brincar junto com eles. (...) Disponível em <http://www.bigmae.com/brincadeiras-antigas-para-criancas/> Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
“... se você quisesse se divertir tinha que usar a criatividade.”
a) Explique o significado dessa frase.
b) Descreva uma brincadeira, atual ou antiga, em que é preciso usar a imaginação.
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Grupos de dança
É essencial que os alunos conheçam grupos de danças significativos. Belo Horizonte é um celeiro de grandes companhias de dança de estilos variados, do clássico ao contemporâneo e também de importantes bailarinos.
Procedimentos
1.º O professor pode dividir a sala em grupos e indicar alguns grupos a serem pesquisados: Grupo Corpo, Dudude Herrmann, Cia. de Dança Palácio das Artes, Grupo Primeiro Ato são alguns dos expoentes. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2.º Os alunos deverão fazer uma pesquisa prévia e realizar uma apresentação para a turma, seja com uso de multimídias ou cartazes (o que for mais viável). Auxilie os alunos na escolha da forma de apresentação. Prepare com antecedência material para projeção, som ou papéis para os alunos confeccionarem os cartazes.
Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:
Grupo Corpo. Disponível em:<http://www.grupocorpo.com.br/>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Dudude Herrmann. Disponível em: <http://www.dudude.com.br/dudude.html>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Cia de Dança palácio das Artes. Disponível em: <http://fcs.mg.gov.br/corpos-artisticos/companhia-de-danca/>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Primeiro Ato. Disponível em:< http://primeiroato.com.br/>. Acesso em: 20 abr. 2015.
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
O número
também pode ser escrito como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Leia a fábula para responder à questão. A mulher e a galinha Uma viúva tinha uma galinha que botava um ovo por dia. Ela pensou que, se desse à galinha mais cevada, ela botaria dois ovos por dia, e aumentou a ração. Mas a galinha ficou gorda e já não podia botar nem mesmo aquele único ovo por dia. Moral: A fábula mostra que a ganância pode fazer perder o que se tem. Esopo, Fábulas – texto integral.
São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 57. Col.
A obra-prima de cada autor.
Enunciado:
A viúva errou ao pensar que: