Explicaê

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MATERIAIS

- Aparelho completo para reprodução de imagens

- Impressão de fotos de pinturas rupestres

- Terras (cores variadas)

- Recipientes com tampa

- Jornal

- Papelão 30x30 cm

 

  PROCEDIMENTOS

- Comece a aula fixando imagens de pinturas rupestres em um local que todo o grupo

    possa ver , ou  as apresente em livros ou slides para os alunos. Abaixo o exemplo de

    uma dessas pinturas encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara  Piauí 

    Brasil 

    Fonte: https://br.pinterest.com/pin/222154194098324340/?lp=true

  Imagem

- O professor poderá falar um pouco sobre as pinturas do parque Nacional Serra da

    Capivara , pois ele é considerado um dos locais com maior quantidade de pinturas

    rupestres no mundo, e mostrar algumas imagens.

    Disponível: https://internacional.estadao.com.br/blogs/olhar-sobre-o-mundo/parque-nacional-da-serra-da-capivara/

    https://br.pinterest.com/pin/222154194098324340/?lp=true

- Comente que os povos antigos foram os responsáveis pela criação das primeiras

  tintas e que  as tintas eram fabricadas por aquelas pessoas que iriam utilizá-las em

  seus afazeres e não  como hoje, que é produzida pelas indústrias e é fácil encontrar

  nas lojas e papelarias já prontas. . No passado, os seres humanos em suas

  especulações, descobriram que as terras , certos vegetais, o carvão e sementes

  poderiam tingir algumas superfícies com suas cores ,   ou seja, esses elementos

  continham um pigmento capaz de dar cor a outras coisas.

- Aliando  os pigmentos naturais com gordura animal, notou-se que as cores aderiam e

  se fixavam  melhor às superfícies. Consideramos aí, o nascimento da pintura com a

  criação da tinta.

- Até a industrialização, os artistas produziam suas tintas em seus ateliês e era comum

  encontrar receitas e fórmulas em seus diários. Muitas vezes, escondidos a sete chaves

  para  não revelar as descobertas feitas para os concorrentes.

- Mostre as imagens abaixo dos afazeres no ateliê. Chame atenção para a pintura do

    atelier de pintores, enquanto dois pintores estão debruçados sobre suas telas, um

  outro pousa como modelo e o quarto homem, à direita, está preparando os

  pigmentos para fazer a tinta.

Imagem

- A partir da industrialização, com muita rapidez, as fórmulas foram reproduzidas e   

    logo se teve  a disposição uma infinidade de qualidades de tintas como aquarela,

    tinta  a óleo, tinta acrílica e outras mais, produzidas por fabricantes variados.

- Pontue para o grupo que essa aula irá se dedicar ao estudo do pigmento terra, seu

  modo de  preparo, a aplicação correta da fórmula básica para fazer tinta e verificar

  seus  resultados em suportes diferentes.

- Dessa forma, a primeira etapa é recolher o pigmento “terra”, procurando encontrar

  tons  variados. Se a escola tiver uma boa área de terra, realize essa etapa durante a

  aula, mas  caso isso não ocorra, peça que cada aluno traga de casa um vidrinho com

  tampa com o  pigmento já preparado para a feitura da tinta.

- Estimule seus alunos a procurar um tom de terra menos comum. Isso é bom para que

  o grupo  perceba que há muitas variações de tons de terra, ao contrário do que

  muitos pensam, de ser  a terra apenas avermelhada. Mostre os tons abaixo:

  Imagem

Fonte: http://farm5.static.flickr.com/4063/4639819646_41817103d4.jpg

- Como preparar o pigmento para virar tinta?

- Repasse para o grupo as etapas da recolha dos pigmentos naturais. Explique um a um:

1 – Recolha uma média de 10 colheres de terra, verificando se o tom é o mesmo.

2 – Despeje a terra sobre um jornal e esfarele a mesma, desfazendo os caroços que se

      formam.

3 – Passe a terra já esfarelada numa peneira para retirar pedrinhas ,  galinhos ou  

      outras sujeiras.

4 – Guarde o pigmento limpo em um vidrinho com tampa.

- Após a etapa da recolha e limpeza;

- Forme grupos de trabalho, afinal cada aluno preparou um tom. Ao se agruparem,  

  haverá um  maior número de tons  para serem compartilhados por todos.

- Em grupo, é o momento de fazer a tinta. Para isso é preciso seguir a fórmula .

- Escreva-a no quadro para visualização de todos os alunos.

- Pigmento + um pouco de água + cola branca = tinta

- Depois explique como preparar uma pequena quantidade de tinta, seguindo os   

  passos abaixo:

1 – Primeiro coloque uma colherzinha de pigmento num pratinho; em seguida

  acrescente água com cuidado.

2 – Vai misturando até perceber que a terra junto com a água tomou uma consistência

  de maionese caseira (ou seja, nem aguada demais e nem dura, difícil de mexer com o pincel

  3 – Em seguida, acrescente cola, mais ou menos a metade da quantidade de tinta.       

    Misture      bem e está pronta a tinta.

- O grupo pode preparar toda a terra, se assim preferir e guarda - la novamente no

  vidrinho  com tampa ou pode ir produzindo as cores de acordo com a necessidade da

  pintura que irão realizar.

- Após a feitura das cores (tintas), cada aluno irá utilizar um pedaço de papelão para

  realizar  uma pintura de sua própria criação. A tinta de terra é mais espessa, o que 

  não permite pinturas com muitos detalhes.

- Oriente os alunos para criar formas mais amplas. Pontue também a necessidade de

    preencher a superfície do papelão com as cores, trabalhando figura e fundo.

- Abaixo uma pintura realizada com terra.

  Imagem

  Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001606/0000018767.jpg

- Os resultados são pinturas com texturas granuladas próprias das tintas feitas de

  terra.

    Pinturas ricas em materialidade. Explore essas possibilidades expressivas com seus

  alunos.

- Para saber mais sobre os pigmentos, acesse: http://www.flickriver.com/photos/alexandre_sampaio/sets/72157624135396392/

 

  Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26280

A COR NA ARTE