Explicaê

01

MATERIAL

 

  • Aparelhagem completa para reprodução de imagens
  • Régua
  • Lápis HB
  • Caneta hidrocor preta
  • Lápis  de cor
  • Papel formato A4 de gramatura alta (Canson, Cartão)
  •   

   PROCEDIMENTOS  

   

  • O professor vai apresentar alguns trabalhos de Bridget Riley para os alunos.     
  • Disponível:  <http://nadav.harel.org.il/Bridget_Riley/>
  • Explicar que este tipo de arte que a artista faz, se chama Op-Art – vem do inglês (optical-art) e significa “arte óptica”. É uma arte com ênfase na visualização. Mesmo com todo o rigor com que é construída, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Uma arte aproximada da ciência e da tecnologia.
  • Ressaltar que os efeitos desse tipo de pintura é puramente visual e afeta a percepção óptica. Gera a sensação de movimento, de aproximações e distanciamentos puramente ópticos e não cinéticos.
  • Provocar com o grupo uma discussão sobre a capacidade da arte criar ilusão, enganar os olhos e induzir o pensamento.
  • Destacar para os alunos como a artista faz uma sequência de formas ou linhas propondo uma dinâmica com essa repetição de preto, branco e cinza.
  • Inspirando-se nos efeitos produzidos na pintura de Bridget Riley, propor que os alunos realizem um desenho que explore os efeitos de contraste entre as cores preto e branco e compreendam que a artista diminui propositalmente os espaços dos retângulos para que produzam a sensação de que o desenho está sendo sugado para dentro do papel, e assim gera movimento visual.
  • Oriente o aluno para traçar as linhas horizontais e verticais com a régua, pois a arte óptica exige precisão no traçado. O colorido poderá ser feito com lápis de cor ou caneta hidrocor preta.
  • Ressalte a necessidade de que o colorido seja também preciso e respeite os limites da forma (as linhas de contorno).
  • O grupo perceberá que o desenho é até relativamente simples, mas o acabamento exigirá muita atenção e calma na execução.
  • Oportunize um momento (ou vários) para que o grupo manifeste suas impressões sobre o trabalho. Se conseguiram ou não das efeito óptico em seus desenhos. Se não, o que faltou para alcançar o efeito.
  • No final, é possível montar um painel com todos os desenhos que poderá ser dentro da sala de aula ou nos corredores da escola.

   Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25139>