Analise o cartaz a seguir para responder a questão.
Qual o objetivo do cartaz?
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
Moralmente se aconseja condenar a alguien por haber obrado mal, como consecuencia de su propia ignorancia, puesto que todos tienen la capacidad de actuar libremente.
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Leia a reportagem e responda o que se pede.
A MAIOR OBRA DO INHOTIM
Fotos: André Mantelli e Carol Reis
O colecionador mineiro Bernardo Paz revolucionou o mundo das artes plásticas e pôs a pequena cidade de Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte, no centro do debate da arte contemporânea mundial.
O problema é que o museu Inhotim acabou muito dependente dele. Por isso, o próprio Paz lançou o projeto Amigos do Inhotim, com o qual pretende arrecadar dinheiro para sustentar as despesas do museu.
Segundo o diretor-executivo do Inhotim, Hugo Vocurca, o custo para manter a instituição de portas abertas é de aproximadamente R$ 24 milhões por ano. Um valor que, nem de longe, é coberto com a venda de ingressos de quem visita o local. Dessa despesa, 3/4 vem de recursos do próprio Bernardo. (...)
Comparando as modalidades do Amigos do Inhotim, podemos afirmar que:
- Inglês - Fundamental | 04. Demonstrative Pronouns (Pronomes Demonstrativos)
Choose the best option to complete the gap.
– What’s that in your hand?
– …………… is an eraser.Hand: mão - História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
(...) Para a sociedade cristã medieval, o sacramento do batismo era o verdadeiro nascimento do indivíduo, não apenas porque ele era lavado do pecado original e ingressava então naquela sociedade, mas também porque recebia um nome. De fato, para a mentalidade arcaica, somente o que tem nome existe. E, se esse nome é o de um mártir, santo ou personagem bíblico, a pessoa poderia assumir uma de suas virtudes. (...) O homem enquanto espécie é semelhante ao criador, enquanto indivíduo é semelhante ao patrono. Por isso, ao se tornar papa, a pessoa mudava de nome. Por isso também um cristão não utilizava nomes próprios pagãos. Por isso, enfim, não se adotava o nome de Cristo. O nome é sempre imagem de um modelo.
Disponível em FRANCO JUNIOR, Hilário. O poder da palavra. Citado em A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Edusp, 1996. p. 111 .
Identifique uma semelhança e uma diferença entre o significado do batismo apresentado no texto e a sociedade cristã atual.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UFRGS-RS) Cinco amostras com ácidos nucléicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados:
I. 1o. amostra: ribose
II. 2o. amostra: timina
III. 3o. amostra: dupla hélice
IV. 4o. amostra: uracila
V. 5o. amostra: 20% de guanina e 30% de citosina
Entre estas amostras, quais se referem a DNA?