( ENEM 2009 CANCELADA ) Um chefe de cozinha utiliza um instrumento cilíndrico afiado para retirar parte do miolo de uma laranja. Em seguida, ele fatia toda a laranja em secções perpendiculares ao corte feito pelo cilindro. Considere que o raio do cilindro e da laranja sejam iguais a 1 cm e a 3 cm, respectivamente.
A área da maior fatia possível é
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIME) Considere um cilíndrico de peso igual a 20,0N que se encontra suspenso por um dinamômetro construído com uma mola de constante elástica de 80,0 N/m e está em equilíbrio sobre uma balança, conforme a figura.
Desprezando-se o empuxo do ar e sabendo-se que a mola está deformada em 20,0 cm, é correto afirmar que o peso do cilindro registrado na balança, com graduação em N, é igual a
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(ESC. NAVAL) Analise a figura abaixo.
Duas pilhas, de resistência interna r1=r2 =1/3 Ω, e uma lâmpada, de resistência RL=2/3 Ω, estão conectadas em paralelo como mostra o circuito da figura acima. A fem da pilha 1 é ε1 = 1,5 V, mas a pilha 2, de fem ε2 , encontra-se parcialmente descarregada de modo que o amperímetro ideal mede uma corrente nula nessa pilha.
Sendo assim, o valor da fem ε2, em volts, vale
- Geografia | 6.3 Mineração
(UFJF) O mapa representa a distribuição de trabalhadores encontrados sob condições análogas à escravidão entre 1995 e 2015 no Brasil. Observa-se que as maiores concentrações deste tipo de superexploração da força de trabalho estão localizadas em tradicionais áreas agrícolas do país.
De acordo com o mapa, qual região do país concentra o maior número de libertações de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão?
- Física | 3.2 Dilatação
(UEG) Dentro de um cilindro com pistão móvel está confinado um gás monoatômico. Entre a parte superior, fixa, do cilindro e o pistão existe uma barra extremamente fina de metal, de comprimento L0, com coeficiente de dilatação linear α, ligada por um fio condutor de calor a uma fonte térmica. A barra é aquecida por uma temperatura T que provoca uma dilatação linear ∆L, empurrando o pistão que comprime o gás. Como a área da base do cilindro é A e o sistema sofre uma transformação isobárica a uma pressão π, o trabalho realizado é igual a:
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
Considere a figura a seguir, fora de escala, que representa um terreno em formato de um trapézio, em que MN = MQ = a.
Os segmentos paralelos MN e PQ do terreno receberão uma cerca viva e, para determinar a quantidade de material que deverá ser comprada, o proprietário necessitou calcular as medidas dos lados MN e PQ de seu terreno. Considerando a figura, a soma dos comprimentos dos segmentos MN e PQ, em função de a, é