Um casal decidiu que vai ter 3 filhos. Contudo, quer exatamente 2 filhos homens e decide que, se a probabilidade fosse inferior a 50%, iria procurar uma clínica para fazer um tratamento específico para garantir que teria os dois filhos homens.
Após os cálculos, o casal concluiu que a probabilidade de ter exatamente 2 filhos homens é:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 11.2 As Partes das Plantas
Observe a planta abaixo e responda.
Espinhosos e muito especiais
Para combater doenças ou preparar uma pizza deliciosa, os cactos estão aí! Uma planta que serve como remédio e como alimento. Que é bonita, mas espeta quem nela tenta tocar. Sabe qual é? Acertou quem disse: cacto! Cactos são plantas espinhosas presentes no deserto. Elas conseguem guardar um monte de água para sobreviver nesse ambiente tão seco. Além disso, têm 1001 utilidades para os homens! […] Gabriela Reznik. Espinhosos e muito especiais.
Ciência Hoje das Crianças, 30 ago. 2011. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/espinhosos-e-muito-especiais/>. Acesso em: 30 abr. 2017.
Você conhece outros vegetais que podem ser usados como remédios? Escreva seus nomes e para que eles servem.
- História | 3.3 Populista
Jango assumiu seus poderes presidenciais, logo após o plebiscito realizado em 6 de janeiro de 1963. [...] O resultado foi indiscutível: dos 11,5 milhões de eleitores, 9,5 milhões votaram a favor do retorno do presidencialismo. Goulart entendeu a enxurrada de votos como uma nova eleição, e não estava de todo errado. Faltou, porém, considerar outro aspecto: a vitória foi sua, mas os votos eram pelo presidencialismo, e diversos partidos e lideranças políticas estava de olho nas eleições presidenciais de 1965. Então, surpreendentemente, num ano que começava auspicioso, Jango tropeçou e se desequilibrou de maneira irrevogável.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (adaptado). VOT2021
O texto aborda o período que antecedeu ao golpe militar de 1964. De acordo com as autoras, o Presidente João Goulart
- Biologia
(MACKENZIE) Conforme o ciclo evolutivo, os parasitas são classificados em monogenéticos e digenéticos. No primeiro caso, quando seu ciclo se passa num único hospedeiro e no segundo caso, quando se desenvolve em dois hospedeiros, o intermediário e o definitivo. Um parasita considerado monogenético é:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(Uerj) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O poder criativo da imperfeição
Já escrevi sobre como nossas teorias científicas sobre o mundo são aproximações de uma realidade que podemos compreender apenas em parte. 1Nossos instrumentos de pesquisa, que tanto ampliam nossa visão de mundo, têm necessariamente limites de precisão. Não há dúvida de que Galileu, com seu telescópio, viu mais longe do que todos antes dele. Também não há dúvida de que hoje vemos muito mais longe do que Galileu poderia ter sonhado em 1610. E certamente, em cem anos, nossa visão cósmica terá sido ampliada de forma imprevisível.
No avanço do conhecimento científico, vemos um conceito que tem um papel essencial: simetria. Já desde os tempos de Platão, 2há a noção de que existe uma linguagem secreta da natureza, uma matemática por trás da ordem que observamos.
Platão – e, com ele, muitos matemáticos até hoje – acreditava que os conceitos matemáticos existiam em uma espécie de dimensão paralela, acessível apenas através da razão. Nesse caso, os teoremas da matemática (como o famoso teorema de Pitágoras) existem como verdades absolutas, que a mente humana, ao menos as mais aptas, pode ocasionalmente descobrir. Para os platônicos, 3a matemática é uma descoberta, e não uma invenção humana.
Ao menos no que diz respeito às forças que agem nas partículas fundamentais da matéria, a busca por uma teoria final da natureza é a encarnação moderna do sonho platônico de um código secreto da natureza. As teorias de unificação, como são chamadas, visam justamente a isso, formular todas as forças como manifestações de uma única, com sua simetria abrangendo as demais.
Culturalmente, é difícil não traçar uma linha entre as fés monoteístas e a busca por uma unidade da natureza nas ciências. Esse sonho, porém, é impossível de ser realizado.
Primeiro, porque nossas teorias são sempre temporárias, passíveis de ajustes e revisões futuras. Não existe uma teoria que possamos dizer final, pois 4nossas explicações mudam de acordo com o conhecimento acumulado que temos das coisas. Um século atrás, um elétron era algo muito diferente do que é hoje. Em cem anos, será algo muito diferente outra vez. Não podemos saber se as forças que conhecemos hoje são as únicas que existem.
Segundo, porque nossas teorias e as simetrias que detectamos nos padrões regulares da natureza são em geral aproximações. Não existe uma perfeição no mundo, apenas em nossas mentes. De fato, quando analisamos com calma as “unificações” da física, vemos que são aproximações que funcionam apenas dentro de certas condições.
O que encontramos são assimetrias, imperfeições que surgem desde as descrições das propriedades da matéria até as das moléculas que determinam a vida, as proteínas e os ácidos nucleicos (RNA e DNA). Por trás da riqueza que vemos nas formas materiais, encontramos a força criativa das imperfeições.
MARCELO GLEISER Adaptado de Folha de São Paulo, 25/08/2013.
A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular.
Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia a estrofe do poema abaixo.
Filas de rostos pálidos murmurando, máscaras de medo,
Eles deixam as trincheiras, subindo pela borda,
Enquanto o tempo bate vazio e apressado nos pulsos,
E a esperança, de olhos furtivos e punhos cerrados,
Naufraga na lama. Ó Jesus, fazei com que isso acabe!
SASSOON, Siegfried. Collected poems. Londres, 1947. Apud HOBSBAWM, Eric.
Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 29.
Leia a frase a seguir.
O poema se refere ao período conhecido como da Primeira Guerra Mundial. Tal período foi caracterizado pela entre as nações da e da . Também foi um período que causou muitas mortes, especialmente devido a , e .
A sequência de termos que preenche corretamente a frase é: