No dia a dia, interagimos com vários produtos da tecnologia. No quadro a seguir, estão algumas invenções tecnológicas utilizadas pelas pessoas.
Escolha uma das invenções do quadro e explique como as pessoas a utilizam no dia a dia.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 1
Lições de motim
DONA COTINHA –– É claro! Só gosta de solidão quem nasceu pra ser solitário. Só o solitário gosta de solidão. Quem vive só e não gosta da solidão não é um solitário, é só um desacompanhado. (A reflexão escorrega lá pro fundo da alma.) Solidão é vocação, besta de quem pensa que é sina. Por isso, tem de ser valorizada. E não é qualquer um que pode ser solitário, não. Ah, mas não é mesmo! É preciso ter competência pra isso. (De súbito, pedagógica, volta-se para o homem.) É como poesia, sabe, moço? Tem de ser recitada em voz alta, que é pra gente sentir o gosto. (FAZ UMA PAUSA.) Você gosta de poesia? (O HOMEM TORNA A SE DEBATER. A VELHA INTERROMPE O DISCURSO E VOLTA A LHE DAR AS COSTAS, COMO SEMPRE, IMPASSÍVEL. O HOMEM, MAIS UMA VEZ, CANSADO, DESISTE.) Bem, como eu ia dizendo, pra viver bem com a solidão temos de ser proprietários dela e não inquilinos, me entende? Quem é inquilino da solidão não passa de um abandonado. É isso aí.
ZORZETFI, H. Lições de motim. Goiânia: Kelps. 2010 (adaptado).
Nesse trecho, o que caracteriza Lições de motim como texto teatral?
- Geografia - Fundamental | 07. As atividades econômicas
Complete o quadro a seguir com as atividades desenvolvidas em cada setor da economia.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O sapo
Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos olhos dele e disse: “Você vai virar um sapo!” Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
ALVES, Rubem. O sapo. In: ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poetica, 1994.
Na frase “Você vai virar um sapo!”, o uso do ponto de exclamação realça o tom de
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Listen to your teacher read the text. Then find out which element of Nature it is.
- Geografia | 2. Cartografia
Sobre a projeção plana ou azimutal, assinale a alternativa correta.