( ENEM 2009 CANCELADA ) A importância do desenvolvimento da atividade turística no Brasil relaciona-se especialmente com os possíveis efeitos na redução da pobreza e das desigualdades por meio da geração de novos postos de trabalho e da contribuição para o desenvolvimento sustentável regional.
No gráfico são mostrados três cenários — pessimista, previsível, otimista — a respeito da geração de empregos pelo desenvolvimento de atividades turísticas.
De acordo com o gráfico, em 2009, o número de empregos gerados pelo turismo será superior a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Pequeno concerto que virou canção
Não, não há por que mentir ou esconder
A dor que foi maior do que é capaz meu coração
Não, nem há por que seguir cantando só para explicar
Não vai nunca entender de amor quem nunca soube amar
Ah, eu vou voltar pra mim
Seguir sozinho assim
Até me consumir ou consumir toda essa dor
Até sentir de novo o coração capaz de amor
VANDRÉ, G. Disponível em: http://www.letras.terra.com.br. Acesso em: 29 jun. 2011Na canção de Geraldo Vandré, tem-se a manifestação da função poética da linguagem, que é percebida na elaboração artística e criativa da mensagem, por meio de combinações sonoras e rítmas. Pela análise do texto, entretanto, percebe-se, também, a presença marcante da função emotiva ou expressiva, por meio da qual o emissor
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIFACS) Engenheiros biomédicos estão desenvolvendo pequenos monitores implantáveis, que podem eliminar parte das conjecturas sobre como melhor tratar os pacientes com doenças crônicas, como as cardíacas ou a diabetes. Esses monitores podem desempenhar um papel mais ativo no tratamento não só detectando arritmias perigosas, por exemplo, mas também fazendo um coração parado de volta à vida. Caso detecte ataque iminente, o aparelho vibra e faz um Pager externo emitir um sinal sonoro e luminoso, alertando o paciente ou outros a buscarem ajuda. (SHUTE, et al., p. 14-19, 2012).
Tratando-se de um sinal sonoro, como aquele emitido pelos monitores implantáveis, com base nos conhecimentos de Física, pode-se afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com a decadência do açúcar, diminuiu cada vez mais a importância dos senhores de engenho. Por outro lado, aumentando a riqueza produzida pelo café, crescia a importância dos fazendeiros que cultivavam o novo produto: tornando-se cada vez mais ricos, eles conseguiram controlar durante muito tempo a política e o governo do Brasil. De tal modo que até as leis brasileiras defendiam os interesses desta minoria rica, mesmo prejudicando o povo.
Em meados do século XIX, com a grande procura do café na Europa e a falta de outros concorrentes, houve maior valorização do produto e consequentemente a expansão das lavouras cafeeiras no país.
Até meados do século XX, o café foi o principal produto da nossa economia, e seus lucros estimularam o desenvolvimento de outras atividades, como a indústria, o setor de transporte e a modernização de muitas cidades, principalmente a cidade de São Paulo.
O desenvolvimento das ferrovias veio com o aumento da produção do café. CALDEIRA, J. et. al. Viagem pela História do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras;2003.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESB) O termo adaptação possui dois significados em biologia evolutiva. O primeiro refere-se a características que aumentam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo dos indivíduos que as possuem. Por exemplo, acredita-se que as asas são adaptações que favoreceram o voo, a teia de uma aranha é uma adaptação que favorece a captura de insetos voadores e assim por diante. O segundo significado refere-se ao processo pelo qual essas características são adquiridas – ou seja, os mecanismos evolutivos que as produzem. (PURVES; ORIANS; HELLER, 2006, p. 395).
A respeito dos eventos que determinam e modelam o poder adaptativo das espécies ao longo do tempo evolutivo, é correto afirmar:
- Biologia | 12.6 Populações
Observe o gráfico abaixo que mostra três tipos gerais de curvas de sobrevivência para diferentes espécies de organismos.
Os seguintes organismos apresentam curvas do tipo I, II e III, respectivamente: