Imagine que você tem a oportunidade de dialogar com a Lua. O que você perguntaria a ela? O que ela lhe responderia?
Crie um pequeno diálogo entre você e a Lua. Não se esqueça de fazer uso correto dos sinais de pontuação.
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- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Leia o trecho de Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, para responder a questão.
Nas formas de vida coletiva podem assinalar-se dois princípios que se combatem e regulam diversamente as atividades dos homens. Esses dois princípios encarnam-se nos tipos do aventureiro e do trabalhador. Já nas sociedades rudimentares manifestam-se eles, segundo sua predominância, na distinção fundamental entre os povos caçadores ou coletores e os povos lavradores. Para uns, o objeto final, a mira de todo esforço, o ponto de chegada, assume relevância tão capital, que chega a dispensar, por secundários, quase supérfluos, todos os processos intermediários. Seu ideal será colher o fruto sem plantar a árvore
Esse tipo humano ignora as fronteiras. No mundo tudo se apresenta a ele em generosa amplitude e, onde quer que se erija1 um obstáculo a seus propósitos ambiciosos, sabe transformar esse obstáculo em trampolim. Vive dos espaços ilimitados, dos projetos vastos, dos horizontes distantes.
O trabalhador, ao contrário, é aquele que enxerga primeiro a dificuldade a vencer, não o triunfo a alcançar. O esforço lento, pouco compensador e persistente, que, no entanto, mede todas as possibilidades de esperdício e sabe tirar o máximo proveito do insignificante, tem sentido bem nítido para ele. Seu campo visual é naturalmente restrito. A parte maior do que o todo.
Existe uma ética do trabalho, como existe uma ética da aventura. Assim, o indivíduo do tipo trabalhador só atribuirá valor moral positivo às ações que sente ânimo de praticar, e, inversamente, terá por imorais e detestáveis as qualidades próprias do aventureiro — audácia, imprevidência, irresponsabilidade, instabilidade, vagabundagem. Por outro lado, as energias e esforços que se dirigem a uma recompensa imediata são enaltecidos pelos aventureiros; as energias que visam à estabilidade, à paz, à segurança pessoal e os esforços sem perspectiva de rápido proveito material passam, ao contrário, por viciosos e desprezíveis para eles. Nada lhes parece mais estúpido e mesquinho do que o ideal do trabalhador.
(Raízes do Brasil, 2014. Adaptado.)
1erigir: erguer.
De acordo com o texto,
- Física | 2.5 Estática
Sobre uma prancha horizontal de massa desprezível e apoiada no centro, dois discos, de massas mA e mB, respectivamente, rolam com as respectivas velocidades vA e vB, constantes, em direção ao centro, do qual distam LA e LB, conforme a figura. Com o sistema em equilíbrio antes que os discos colidam, a razão vA/vB é dada por
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O estudo das cores e suas estratégias na Propaganda
A cor sempre atrai e causa no ser humano predileção por determinadas tonalidades de acordo com fatores emocionais, de personalidade e de influências sócio-culturais do indivíduo. Ela é um elemento sugestivo e proporciona grande prazer aos olhos, fazendo parte de nossa vida, causando inúmeras emoções e sensações. A cor está, de fato, impregnada de informação, e é uma das mais fortes experiências visuais que temos em comum.
Toda cor, é uma construção coletiva de cunho social. Toda roupa, objeto de decoração ou carro colorido, transmite perceptivamente informações a respeito de quem os utiliza. O que define o significado de cada cor é a percepção do objeto que a traz, juntamente com a história deste objeto, e ao mesmo tempo o indivíduo que olha para ele e na cultura em que está inserido. Uma frase de Hobsbawm define justamente essa questão, onde afirma que “construímos nossas tradições, os nossos símbolos, inclusive os significados das cores.” O significado das cores, é sempre dinâmico, nunca estático.
Ao analisarmos a cor vermelha, em especial, a depender do contexto teremos vários significados. Durante a ditadura militar, essa cor era vista como associação ao comunismo, e quem a tivesse usando em suas roupas, era com certeza reprimida. Quando estamos ao volante, parados diante do semáforo, a cor vermelha ganha um outro sentido, que por sua vez envia uma mensagem para o motorista ter atenção e parar o seu veículo. Analisando a cor branca e preta, vemos outras curiosidades com relação à interpretação (leitura). O branco na civilização ocidental, tem o significado da paz e da harmonia. A mesma cor, diante um olhar oriental, irá representar o luto e a tristeza. Diferentemente da cor preta, que possui também os mesmos diferenciais interpretativos, quando se muda de uma cultura para outra.
O emprego das cores é diferente nas artes e na comunicação. No Marketing e em campanhas publicitárias por exemplo, a cor tem uma função bem definida e específica, ajudando assim na clareza da mensagem a ser transmitida, pois o público precisa entender com exatidão o que uma determinada campanha quer dizer. A escolha por cores saturadas ou neutras, farão parte das intenções visuais da campanha. Dependendo da situação, uma cor pode ser usada para proporcionar destaque em algum elemento, imagem ou informação veiculada. O uso de certas tonalidades servirá com o objetivo de realçar algum elemento gráfico ou textual de um projeto. O vermelho, por ser uma cor do sangue, tem o poder natural de provocar uma reação de atenção nos indivíduos. É bastante utilizado constantemente em campanhas que promovem a alimentação, pois desperta inconscientemente a fome.
Vamos agora conhecer as características de algumas cores:
- Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza. Indica discrição. Ideal para atitudes neutras e diplomáticas.
- Vermelho: paixão, força, energia, amor, velocidade, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, atenção. Esta é uma cor que aumenta a atenção, e é um estimulante. Indicada para uso em anúncios que sugerem calor e energia como esportes, academias, escolas de dança, negócios de bens e imóveis ou para a rede alimentícia como restaurantes, lanchonetes, etc.
- Laranja: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo. Indicada para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um mouco mais leves.
- Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade. A cor azul é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. O azul claro é mais destinado para área artística, serviços e produtos de informática. Já o azul escuro passa a ideia de execução. Ideal para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de alto investimento e que necessitem mostrar confiabilidade.
- Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância. Oferece uma sensação de repouso. É uma cor indicada para anúncios que caracterizem o frio, azeites, produtos naturais, saúde, plantas, vegetais, produtos florais e higiene pessoal.
- Amarelo: concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro). É uma cor imprecisa, pode produzir dúvidas no indivíduo e tirar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode ter um resultado eficaz e interessante. É geralmente indicada para anúncios que indiquem luz, e é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas
- Dourado: passa a imagem de riqueza e segurança. Ideal para corretores, banqueiros, comerciantes e para serviços de alta qualidade e desenvolvimento pessoal.
- Pink: imagem feminina. Cor indicada para moda, cosméticos, produtos e serviços de buffet infantil.
- Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo.
- Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor. É uma cor que entristece o humano, portanto, não muito bem vista na criação publicitária.
- Roxo: Acalma o sistema nervoso. Ideal para anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.
- Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição. Passa uma ideia de limpeza e é indicada mais para produtos do que para serviços.
- Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério. A cor preta passa uma imagem de autoridade e é ideal para serviços de produtos de segurança e proteção. Simboliza luxúria quando combinada com dourado e prata. Em campanhas com várias cores, tende a gerar frustração.
- Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
As campanhas publicitárias e as propagandas não são feitas por acaso. Empresas não investem escolhendo de forma aleatória as cores que serão utilizadas em uma determinada ação de vendas. Uma boa escolha pode ajudar a construir um negócio, pois, cada uma delas têm suas características sensoriais e emotivas. Cada tonalidade carrega consigo, aspectos psicológicos e culturais, sendo assim, as campanhas de Marketing e vendas, precisam estar atentas a esses fatores, pois, outras culturas podem ter diferentes significados e interpretações.
Compartilhe com a turma o texto acima, e sugira que aprofundem um pouco mais o tema através de pesquisas sobre a utilização das cores na área da publicidade. A partir das descobertas, abra uma roda de discussão e proponha que criem uma campanha publicitária para a escola. Primeiramente os alunos deverão explorar as cores já usadas dentro da escola, na logo da escola, no uniforme dos funcionários se houver, nas cores utilizadas para a pintura da escola, etc. Nessa campanha podem ser criados folders para divulgação da escola, e baners e placas indicativos dos espaços da escola, como por exemplo, na área esportiva, na área da cantina, da biblioteca, da informática, etc. Outras interferências podem ser feitas de acordo com a disponibilidade da escola. Periodicamente as escolas pintam a escola como parte do plano de manutenção, e isso geralmente acontece no período de férias, pode ser feito pela turma um estudo prévio de cores para os ambientes específicos, baseando-se no que foi pesquisado, essa diagramação de cores para os espaços escolares pode ser entregue para a direção da escola como sugestão.
- Geografia | 8. Regionalização
Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável o inverno benfazejo. Esta experiência é belíssima.
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Editora Três, 1984.
No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Lee el cómic sobre las nuevas tecnologías, a seguir, para contestar a la cuestion