Texto 1
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra [...]
ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2000. (fragmento)
Texto 2
A comparação entre os recursos expressivos que constituem os dois textos revela que:
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. Com base na imagem, quais as principais diferenças que você observa entre sua escola e essa?
2. Você consegue perceber pontos em comum entre sua escola e essa? Se sim, qual(is)?
3. Agora imagine que você tem um amigo de uma escola indígena e escreva uma carta para ele, contando sobre a sua escola, os conteúdos ensinados, o calendário escolar, a dinâmica da sua sala de aula, a organização do prédio escolar. Depois, compartilhe com seus colegas sobre o que escreveu, comparando suas ideias.
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Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.
O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da:
- Arte
(ENEM 2012 2º APLICAÇÃO)
As imagens representam, respectivamente, as obras Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; eSuperhomens, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornandoas objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Penso, pois, que o Carnaval põe o Brasil de ponta-cabeça. Num país onde a liberdade é privilégio de uns poucos e é sempre lida por seu lado legal e cívico, a festa abre nossa vida a uma liberdade sensual, nisso que o mundo burguês chama de libertinagem. Dando livre passagem ao corpo, o Carnaval destitui posicionamentos sociais fixos e rígidos,permitindo a “fantasia”,que inventa novas identidades e dá uma enorme elasticidade a todos os papéis sociais reguladores.
DAMATTA, R. O que o Carnaval diz do Brasil. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 29 fev. 2012.
Ressaltando os seus aspectos simbólicos, a abordagem apresentada associa o Carnaval ao(à)
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Com relação aos insetos, a charge abaixo se refere ao processo de: