Texto base:
Enunciado:
A região Nordeste tem uma diversidade de paisagens que vão da úmida Mata Atlântica do Litoral aos coqueiros da Mata de Cocais, passando pela aridez do sertão da Caatinga. Um fator que possibilita essa diversidade paisagística é a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee a seguir un fragmento del poema “Como Siempre”, de Mario Benedett.
Aunque hoy cumplas
trescientos treinta y seis meses
la matusalénica edad no se te nota cuando
en el instante en que vencen los crueles
entrás a averiguar la alegría del mundo
y mucho menos todavía se te nota
cuando volás gaviotamente sobre las fobias
o desarbolás los nudosos rencores
buena edad para cambiar estatutos y horóscopos
para que tu manantial mane amor sin miseria
para que te enfrentes al espejo que exige
y pienses que estás linda
y estés linda
casi no vale la pena desearte júbilos y lealtades
ya que te van a rodear como ángeles o veleros
de modo que desearte un feliz cumpleaños
podría ser tan injusto con tus felices
cumpledías
acordate de esta ley de tu vida
si hace algún tiempo fuiste desgraciada
eso también ayuda a que hoy se afirme
tu bienaventuranza
de todos modos para vos no es novedad
que el mundo
y yo
te queremos de veras
pero yo siempre un poquito más que el mundo.
Disponible en: <http://www.poemasde.net/como-siempre-mario-benedetti/>. Acceso el: 04 mar. 2014. (Fragmento)
Según el poema, la felicitación de cumpleaños puede traer a la memoria de la persona que está cumpliendo años:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UEMS) Qual das afirmações abaixo não está de acordo com os pressupostos da Teoria Celular, baseada nos estudos de Schleiden (1838) e de Schwann (1839)?
- Biologia | 07. Taxonomia
A figura indica alguns dos componentes de uma célula vegetal.
A célula vegetal se diferencia da
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Nas fontes a seguir, você fará a leitura de registros sobre os escribas da Mesopotâmia e do antigo Egito. Fonte I A escola e a formação do escriba [A escola suméria] foi criada com a finalidade de formar os escribas para trabalharem nas tarefas econômicas e administrativas [...], sobretudo do templo e do palácio. [...] O tablete que contém o texto, hoje conhecido como Os Tempos da Escola, trata da situação de um aluno, de sua relação com a escola e com o professor. O texto foi redigido por um professor da escola de escribas, por volta do ano 2000 a.C. [...]. O texto começa com uma pergunta do professor ao estudante: “– Estudante, onde tu tens ido desde tua primeira infância?” E o estudante responde: “– Tenho ido à escola.” “– O que tens feito na escola?” “– Decorei o meu tablete, almocei, preparei o meu novo tablete, escrevi-o, terminei-o; depois, apresentaram-me os tabletes de recitação; e, à tarde, trouxeram-me os meus tabletes de exercício. No fim da aula, eu fui para casa, entrei em casa e encontrei o meu pai. Expliquei os meus tabletes de exercício ao meu pai, recitei-lhe o meu tablete, e ele ficou deliciado, pois enchi-o de alegria.” Pozzer, Katia Maria Pain. “Ensino, escrita e burocracia na Suméria”. In: Origens do ensino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2000. p. 175-177. Vocabulário:
Suméria – os sumérios foram um dos povos da região da Mesopotâmia.
Tablete – tábua de argila. No trecho a seguir, o pai aparece instruindo o filho sobre a importância dos estudos e do escriba para a sociedade e, para convencer o filho a se dedicar a esse trabalho, compara o ofício do escriba com outras profissões. Fonte II Vi muita gente humilhada, (por isso) abre teu coração para os livros! Observei os forçados (à fadiga) dos trabalhos manuais: eis que nada é melhor do que (trabalhar com) livros [...]. [...] É a mais importante das ocupações, não há outra como ela no Egito. Mal cresce, ainda criança, ele já é saudado, enviam-lhe para transmitir mensagens [...]. ARAÚJO, E. Escrito para a eternidade: a literatura no Egito faraônico.
Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2000. p. 219-220. Vocabulário:
Fadiga – cansaço resultante de trabalho intenso.
Enunciado:
Esses dois documentos revelam que na Mesopotâmia e no antigo Egito:
- Física
As figuras 1 e 2 representam uma pessoa segurando uma pedra de 12 kg e densidade 2.103 kg/m3 ambas em repouso em relação à água de um lago calmo, em duas situações diferentes. Na figura 1, a pedra está totalmente imersa na água e, na figura 2, apenas um quarto dela está imerso. Para manter a pedra em repouso na situação da figura 1, a pessoa exerce sobre ela uma força vertical para cima, constante e de módulo F1 Para mantê-la em repouso na situação da figura 2, exerce sobre ela uma força vertical para cima, constante e de módulo F2
Considerando a densidade da água igual a 103 kg/m3 e g=10 m/s2 é correto afirmar que a diferença F2-F1 em newtons, é igual a: