Observa el cartel y responde las cuestiones 19, 20, 21 y 22.
Disponible en: http://www.flickr.com. Acceso en 11 nov. 2011.
¿Crees que tu salud esté en tus manos? ¿Por qué?
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
O ar atmosférico comporta-se como um gás perfeito.
Sendo a pressão e a temperatura do ar, numa determinada posição da alta atmosfera, dadas por p = 2,0 Pa e T = 180 K (sem a presença da cápsula na vizinhança), e sendo a constante universal dos gases perfeitos R ≃ 8 J/mol.K, qual é o volume ocupado por um mol de ar naquela posição?
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Observe as figuras.
As figuras apresentam simetria em relação a mais de um eixo. Quais delas apresentam a mesma quantidade de eixos de simetria?
- Química | A. Plana
Cientistas brasileiros definem como transgênico um "organismo cujo genoma foi alterado pela introdução de DNA exógeno, que pode ser derivado de outros indivíduos da mesma espécie, de uma espécie completamente diferente ou até mesmo de uma construção gênica sintética". A tecnologia de produção de alimentos transgênicos começou com o desenvolvimento de técnicas de engenharia genética que visavam a um melhoramento genético que pudesse promover a resistência de vegetais a doenças e insetos, sua adaptação aos estresses ambientais e melhoria da qualidade nutricional. Porém, a busca por maior produtividade e maior variabilidade levou ao desenvolvimento da clonagem de genes. Essa técnica tornou possível isolar um gene de um organismo e introduzi-lo em outro como, por exemplo, uma planta que, ao expressar esse gene, manifestará a característica que ele determina.
Uma das bases constituintes do DNA é a citosina.
No processo químico mostrado acima, a substância A é um __________ da citosina.
O termo que preenche, corretamente, a lacuna é o
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Entende-se por paralinguagem:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Cão! Cão! Cão! Abriu a porta e viu o amigo que há tanto não via. Estranhou apenas que ele, amigo, viesse acompanhado de um cão. O cão não muito grande, mas bastante forte, de raça indefinida, saltitante e com um ar alegremente agressivo. Abriu a porta e cumprimentou o amigo, com toda efusão. "Quanto tempo!" O cão aproveitou as saudações, se embarafustou casa adentro e logo o barulho na cozinha demonstrava que ele tinha quebrado alguma coisa. O dono da casa encompridou um pouco as orelhas, o amigo visitante fez um ar de que a coisa não era com ele. "Ora, veja você, a última vez que nos vimos foi..." "Não, foi depois, na..." "E você, casou também?" O cão passou pela sala, o tempo passou pela conversa, o cão entrou pelo quarto e novo barulho de coisa quebrada. Houve um sorriso amarelo por parte do dono da casa, mas perfeita indiferença por parte do visitante. "Quem morreu definitivamente foi o tio... Você se lembra dele?" "Lembro, ora, era o que mais... não?" O cão saltou sobre um móvel, derrubou o abajur, logo trepou com as patas sujas no sofá (o tempo passando) e deixou lá as marcas digitais de sua animalidade. Os dois amigos, tensos, agora preferiam não tomar conhecimento do dogue. E, por fim, o visitante se foi. Se despediu, efusivo como chegara, e se foi. Se foi. Mas ainda ia indo, quando o dono da casa perguntou: "Não vai levar o seu cão?" "Cão? Cão? Cão? Ah, não! Não é meu, não. Quando eu entrei, ele entrou naturalmente comigo e eu pensei que fosse seu. Não é seu, não?" Millôr Fernandes – Literatura Comentada. São Paulo, Abril/Educação, 1980.
Enunciado:
a) Em que consiste o humor do texto?
b) A oração reduzida de infinitivo, em destaque, concorre para a progressão temática das ideias do texto, exercendo em relação à oração que a antecede qual função sintática?