“(...) um vendedor de farinha de sobrenome Wang chegou à concessionária com uma caminhonete que levava uma curiosa carga, decidido a levar seu novo veículo.”
Explique por que a carga do senhor Wang foi chamada de curiosa.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A figura apresenta a eficiência, a vida útil (mil horas) e o preço médio (R$) dos modelos de lâmpadas mais usados em residências.
Superinteressante. São Paulo: Abril, jul. 2011 (adaptado).
Considere que, para iluminar dois ambientes com a mesma eficiência, é necessário que ambos tenham a mesma quantidade de lúmens por Watt, independentemente da quantidade de lâmpadas.
Considere também que a relação custo/benefício de qualquer uma dessas lâmpadas é dada pela razão entre o preço médio (R$) e a vida útil (mil horas). Augusto deseja instalar lâmpadas em um dos ambientes de sua casa, de modo a obter uma eficiência de exatamente 240 lúmens por Watt.
Dos modelos de lâmpadas apresentados na figura, o que atende a necessidade de Augusto com a menor relação custo/benefício é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
1. Texto base: Texto para a questão.
Complete a ficha de Karen, de acordo com as informações dadas no cartão postal:
a) Nombre:
b) Trabajo/Ocupación:
c) Nacionalidad:
d) Lugar de residencia:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
Texto base: Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/oVDR5l>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
A imagem retrata uma das propagandas mais divulgadas na Alemanha no período nazista.
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UFRGS) Observe a imagem abaixo.
Da janela de um avião descendo no aeroporto de Guarulhos, percebe-se que a extensão da malha urbana dificulta a definição dos limites entre os municípios vizinhos ao de São Paulo. O conceito que melhor expressa a unificação da extensão territorial de vários municípios é
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Argila
- Panos velhos
- Ripas de madeira (espessura de 5 a 7 cm)
- Cano PVC 50cm -( diâmetro 5 cm) ou rolo de madeira
- Recipiente com água
- Jornal
- Vasilha redonda que servirá de molde
- Cartão de crédito velho
- Papel rendado ou forro de renda
PROCEDIMENTOS
Se o professor preferir, esta atividade poderá ser feita em algum local aberto na escola. Como sugestão o pátio, o jardim, etc. Se esta atividade for feita fora da sala de aula, pedir para um responsável colocar mesas e cadeiras para os alunos trabalharem.
- Forrar as mesas com o jornal.
- Pedir aos alunos para pegar a argila e colocar sobre o pano. Comece amassando bem para deixá-la maleável e sem bolhas de ar.
-
- Coloque a massa entre as ripas ainda sobre o pano.
- Passe o rolo para abrir a massa uniformemente. O rolo precisa deslizar sobre as ripas, para que a placa de argila fique toda com a mesma espessura.
- Pegue um cartão de crédito velho e passe sobre a massa, para ela ficar bem lisinha. Se aparecerem bolhas de ar, fure com um palitinho e alise a massa novamente.
- O professor vai explicar para os alunos que se as bolhas de ar não forem estouradas, a peça vai quebrar toda quando for queimada.
-
- Coloque o pano rendado sobre a placa de argila e passe o rolo sobre a renda, sem fazer muita força.
- Professor, explique para os alunos que o pano deve apenas entrar um pouco na massa, só para dar textura. Com esta técnica os alunos estarão fazendo um trabalho com impressão de relevo baixo sobre a argila.
-
- Retire a renda lentamente.
- Coloque o seu molde sobre a placa de argila, e recorte usando um palitinho ou uma faca Veja como fica essa etapa do trabalho.
-
- Pegue a massa e posicione com a renda para baixo sobre o pote que vai dar a forma. Aperte as bordas delicadamente para dar a forma ondulada da peça. Agora deixe a peça secar na sombra.
-
- Quando estiver totalmente seca, queime em forno próprio de cerâmica a aproximadamente 900 graus.
- Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-fazer-ceramica-rendada-passo-a-passo/
- Se na sua escola não tiver forno apropriado para queimar cerâmica, leve as peças para queimar em algum ateliê de cerâmica da sua cidade. Aproveite e leve os alunos para fazerem uma visita a este ateliê, conhecer o ceramista e as técnicas utilizadas por ele na produção de seus trabalhos. Vai ser uma visita super legal!