As imagens seguintes fazem parte de uma campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo.
O emprego dos recursos verbais e não-verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas
Questões relacionadas
- História | 4. Idade Média
Com o crescimento comercial, na Baixa Idade Média, a Europa atravessou períodos de pânico coletivo, provocados por manifestações endêmicas ou epidêmicas da peste bubônica e de outras doenças, como tifo, varíola, gripe pulmonar e disenteria. A disseminação de várias dessas doenças era facilitada, entre outros motivos, pela:
- Física | 2.6 Hidrostática
Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.
A característica de funcionamento que garante essa economia é devida
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIT) Os desertos ocorrem nas regiões quentes ou frias onde a precipitação anual é muito baixa. A primeira resposta à escassez de água é a ausência de vegetação. Por essa razão, os desertos possuem maior extensão de solo nu do que de solos cobertos por pequeno porte, folhagem reduzida e metabolismo regulado para acumular água e transpirar pouco. A fauna tem hábitos subterrâneos e noturnos. Há grande quantidade de insetos, lagartos, serpentes, aves, roedores e mamíferos adaptados a essas condições. A aridez no deserto, em geral, é acompanhada por amplitudes térmicas diurnas e noturnas muito acentuadas. Nas regiões áridas, existe uma fauna e uma flora específica que criam uma imbricada teia alimentar, que se configura como delicada e fundamental à sobrevivência de várias espécies.
(CONTI; FURLAN, 2010, p. 67).
A alternativa correta relacionada à condição de biodiversidade é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
O poema a seguir é do escritor Mário Quintana. Leia-o para responder ao que se pede.
Dorme ruazinha… É tudo escuro…
E os meus passos, quem é que pode ouvi-los?
Dorme teu sono sossegado e puro,
Com teus lampiões, com teus jardins tranquilos…
Dorme… Não há ladrões, eu te asseguro…
Nem guardas para acaso persegui-los…
Na noite alta, como sobre um muro,
As estrelinhas cantam como grilos…
O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão…
Dorme, ruazinha… Não há nada…
Só os meus passos… Mas tão leves são,
Que até parecem, pela madrugada,
Os da minha futura assombração…
QUINTANA, Mario. Lili inventa o mundo. São Paulo: Global, 2005. p.13.
O exemplo de texto “poema” tem como característica
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Como se construiu a Câmara Municipal de Schilda
Os habitantes que outrora viviam na longínqua cidade de Schilda decidiram um dia construir uma Câmara Municipal. Como queriam que a sua ação se divulgasse por todo o mundo, tinha que ser algo muito especial. “Uma Câmara Municipal triangular tornaria Schilda muito mais famosa do que Pisa!”, pensaram. E após apenas seis semanas, já tinham terminado a sua obra. Nos festejos da inauguração, todos os habitantes foram à Câmara Municipal. Tal resultou numa grande confusão, até que, por fim, alguém disse: “Aqui está muito escuro!” De fato, com a pressa, os habitantes de Schilda tinham se esquecido de fazer janelas. Mas depressa um deles teve uma ideia brilhante. “Podemos transportar a luz para o edifício, tal como transportamos água”, disse ele. “Urra!”, exclamaram todos maravilhados. E assim, cada um pegou o que tinha à mão: panelas e baldes, chaleiras e jarros. Um pegou até num saco de batatas para levar a luz lá de fora para dentro do edifício. Mas saber se foram bem-sucedidos, sobre isso cada um terá que tirar as suas próprias conclusões.
PAISAGEM. Como se construiu a Câmara Municipal de Schilda. In: Histórias de encantar. Editora Paisagem, 2009,
Analise o fragmento do texto.
“Uma Câmara Municipal triangular tornaria Schilda muito mais famosa do que Pisa!”, pensaram. E após apenas seis semanas, já tinham terminado a sua obra. Nos festejos da inauguração, todos os habitantes foram à Câmara Municipal.
Os verbos em negrito estão no plural e terminam com –am porque indicam tempo passado. Imagine que a história ainda não tenha acontecido. Passe os verbos em destaque para o futuro e observe a transformação do uso da terminação –am para –ão. Como ficará o texto? Complete-o com os verbos no futuro.
“Uma Câmara Municipal triangular tornaria Schilda muito mais famosa do que Pisa!”, _____________. E após apenas seis semanas, já __________ terminado a sua obra. Nos festejos da inauguração, todos os habitantes __________ à Câmara Municipal.