A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.
Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você:
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UFRGS) A figura abaixo representa um experimento em que um ímã está sendo aproximado com velocidade V de uma bobina em repouso, ligada em série com um galvanômetro G.
A seguir, três variantes do mesmo experimento estão representadas nas figuras I, II e III
Assinale a alternativa que indica corretamente as variantes que possuem corrente elétrica induzida igual àquela produzida no experimento original.
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Atalho
1 Atalhos são ícones que podem ser colocados na tela 2 inicial do micro para facilitar o acesso a programas ou 3 a arquivos. Assim, em vez de procurar esses 4 elementos em diretórios e pastas, basta clicar duas 5 vezes em seus respectivos ícones para abri-los. Um 6 atalho não precisa ter o mesmo nome do arquivo 7 correspondente — pode-se dar a ele qualquer apelido 8 e associá-lo ao arquivo em questão. A palavra inglesa 9 para atalho é shortcut, que significa cortar caminho. Disponível em: http://www.lostdesign.net/glossario/informatica.htm (adaptado).
Os pronomes podem ter a função de retomar uma expressão ou o referente de uma expressão anteriormente citada no texto, ou que esteja proeminente no contexto. No texto, isso é feito adequadamente pelo(a)
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Muitos microrganismos são agentes etiológicos de diversas doenças infecciosas e parasitárias em humanos. Observe o quadro a seguir e identifique seus respectivos agentes etiológicos.
Agente etiológico
Modo de transmissão
Sintoma
Profilaxia
I
A transmissão é fecal-oral e se dá por meio da água e de alimentos contaminados pelas fezes.
Diarreia volumosa, com fezes em “água de arroz”, que começa de repente, acompanhada de vômitos, cãibras e, raramente, de febre e dores abdominais.
Ingerir água fervida ou clorada; lavar bem as mãos e as frutas e verduras; não ingerir frutos do mar crus.
II
Ingestão de cistos presentes nas fezes do gato, que podem estar no solo ou no pelo do animal ou em carne crua ou malcozida.
Geralmente evolui sem sintomas; pode causar cegueira; em gestantes, pode passar para o feto, causando lesões no seu sistema nervoso.
Lavar as mãos ao lidar com animais ou com terra, utilizada por estes; só ingerir carnes bem cozidas.
III
Lesões na pele causadas por objetos contaminados, corte do cordão umbilical com instrumentos não esterilizados.
Dor de cabeça, febre e fortes contrações musculares, que provocam rigidez na nuca e na mandíbula.
Vacinar com reforço a cada 10 anos.
IV
Mordida de animal infectado, principalmente de cão e gato.
Alterações respiratórias, taquicardia; afeta o sistema nervoso central.
Vacinar cães e gatos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos agentes etiológicos.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavrasfatigadas de informar.Dou mais respeitoàs que vivem de barriga nochão tipo água pedra sapo.Entendo bem o sotaque das águas Dourespeito às coisas desimportantes e aosseres desimportantes.Prezo insetos mais queaviões. Prezo a velocidadedas tartarugas mais que a dos mísseis.Tenho em mim um atraso de nascença.Eu fui aparelhadopara gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz porisso. Meu quintal é maior do que omundo. Sou um apanhador dedesperdícios: Amo os restoscomo as boas moscas.Queria que a minha voz tivesse umformato de canto.Porque eu não sou da informática:eu sou da invencionática.Só uso a palavra para compor meus silêncios.BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa.Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.
É próprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importância no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorização é expressa por meio da linguagem:
- História | 5.7 Iluminismo
Enriquecendo os cidadãos ingleses, o comércio contribuiu para torná-los mais livres, e, por sua vez, a liberdade ampliou o comércio. A grandeza do Estado veio como consequência. O comércio estabeleceu pouco a pouco as forças navais, tornando os ingleses senhores dos mares.
VOLTAIRE. Sobre o comércio. In: Cartas Inglesas (1734). São Paulo: Abril Cultural, 1984. VOT2020.
O filósofo Voltaire fez uma correlação de mudança que ocorreu entre os cidadãos ingleses depois das Revoluções do Século XVII. Considerando o trecho apresentado e o contexto em que foi escrito percebe-se que o autor relaciona crescimento