Explique a expressão destacada de acordo com o contexto.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Texto base: 10509969
Leia o texto. A dieta da ciência Comidas gostosas são tão viciantes quanto drogas pesadas, afirmam os cientistas. Por outro lado, novas pesquisas mostram que se alimentar bem é mais simples do que parece Por Marcia Kedouk Começou com um docinho depois do almoço. Depois, era batata frita a semana toda. Água, nem pensar – só refrigerante. Até que arroz com feijão virou uma combinação insuportável. Para fazer efeito, só se fosse cheeseburguer. Essa é a história de um cérebro viciado: ele sabe que salada é mais digna para a saúde, mas gosta mesmo é de gordura e açúcar e se vende ao primeiro que aparecer com isso. Em troca, libera dopamina, a substância inebriante do prazer. Nunca foi tão claro para a ciência que a comida de hoje tem o mesmo poder viciante de drogas. “A sensação agradável provocada pela comida estimula o centro de recompensa do cérebro [...]”, afirma o neurologista e neurocirurgião Jorge Pagura. “Hoje, o centro de recompensa é alvo de experiências para o controle do apetite.” Agora vamos entender isso melhor. E, mais importante, mostrar também como novas descobertas da ciência podem revolucionar sua dieta. Bom apetite! [...] Batata frita, pão, macarrão, bolo, bolacha, chocolate, refrigerante. Todos eles fazem parte da facção do pó branco: são feitos de farinha, açúcar e sal, as drogas da cozinha. Assim como uma droga pesada, elas passam por um processo de refinamento atroz, em que saem as fibras, os minerais, as proteínas e outros nutrientes e fica só o que interessa para o cérebro: a energia pura de rápida absorção. E os perigos também são dignos daqueles que as drogas oferecem: dentro do seu corpo, o sal, amplamente usado para realçar o sabor dos produtos, inclusive nos doces e nos refrigerantes, aumenta a pressão arterial [...]. Pressão alta significa maior risco de ter um derrame ou ataque cardíaco. [...] Medida certa A gente sabe que quase todo mundo prefere comer lasanha em vez de arroz cateto com amoras silvestres, mesmo se levar um choque cada vez que optar pelo prato gordo. Então, se é para comer coisas gostosas e dopaminérgicas, que seja de um jeito mais saudável. [...] Outras pesquisas mostram que os nutrientes de certos alimentos podem ajudar a queimar gordura, trazer saciedade e melhorar a saúde. Combinações saudáveis O cérebro humano nos recompensa com uma injeção de prazer cada vez que comemos demais. Mas esse mesmo cérebro é o responsável pelos avanços científicos que nos ajudam a lidar melhor com essa compulsão, e a mitigar os efeitos nocivos dela. No fim das contas, é uma equação positiva para o nosso corpo. A dieta da ciência. Disponível em: <http://super.abril.com.br/saude/a-dieta-da-ciencia/>. Acesso em: 8 abr. 2017. Adaptado. Glossário
Atroz – monstruoso; enorme (algo negativo) a ponto de espantar.
Mitigar – ficar mais brando; mais suave; menos intenso.
Enunciado:
No início do texto, as comidas gostosas são comparadas a drogas. Por que a autora faz essa comparação?
- Geografia | A. GlobalizaçãoFiguram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
No cinturão de máxima diversidade biológica do Planeta, que tornou possível o advento do homem, a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas. Trata-se de gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto em anfiteatro, enclausurado entre a grande barreira imposta pelas terras cisandinas e pelas bordas dos planaltos brasileiro e guianense. O mundo das águas na Amazônia é resultado direto da excepcional pluviosidade que atinge a gigantesca depressão topográfica regional.
Aziz Ab Saber. Amazônia brasileira: um macrodomínio. In: Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editora, 2003, p. 65-7 (com adaptações).
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o próximo item.
O rio Amazonas é abastecido por águas provenientes do derretimento de neve e gelo nos Andes e por chuvas típicas dos climas tropical e equatorial.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
No plano cartesiano abaixo, as retas representadas são dadas pelas equações:
Analisando o gráfico, é possível afirmar que o par ordenado que é solução do sistema
x + y = 4 - x + y =2
é dado por:
- Matemática - Fundamental | 08. Adição
Leia trechos da reportagem e responda o que se pede.
PROCURAM-SE ESTRANGEIROS
Mais de 22 000 imigrantes pediram autorização para trabalhar no Brasil apenas no primeiro semestre do ano. Esses profissionais são atraídos pelas perspectivas econômicas e pelos bons salários, contribuindo para suprir a carência de mão de obra qualificada
Quantos vistos foram pedidos, ao todo , nos anos de 2006 a 2008?