Há aproximadamente 3,8 bilhões de anos, a Terra começou a entrar em seu processo de resfriamento e solidificação, formando a crosta terrestre. A crosta terrestre é constituída por grande variedade de rochas, classificada como magmáticas/ígneas, metamórficas e sedimentares.
Sobre as rochas existentes na natureza, podemos afirmar que
I.As rochas ígneas ou magmáticas são resultantes da solidificação do magma no interior da Terra ou da solidificação do magma em forma de lava expelido pelos vulcões.
II . O carvão mineral é um exemplo de rocha magmática intrusiva.
III. As rochas metamórficas são resultantes de pressão e temperatura em rochas preexistentes.
IV. As rochas sedimentares se apresentam em camadas, onde as mais baixas são as mais recentes e as de cima são as mais antigas.
São CORRETAS as afirmativas
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
En el texto,
el vocablo “ladeados” (l.4) significa, en su uso en el texto, lo mismo que inclinados.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto para a questão 81% dos brasileiros são favoráveis ao aborto em casos específicos, diz pesquisa A maioria dos brasileiros é contrária ao aborto, mas a favor do procedimento em casos específicos, de acordo com a pesquisa "Percepções sobre o aborto no Brasil", do Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a Locomotiva Pesquisa e Estratégia. Para 81% dos brasileiros, as mulheres devem ter permissão para interromper a gravidez em pelo menos um dos seguintes casos: gravidez não planejada; se a família não tiver condições de criar; meninas com até 14 anos; feto diagnosticado com alguma doença grave ou incurável, como quando a mulher tem zika; quando houver risco de vida da mãe na gestação ou no parto; e quando a gravidez é resultado de estupro. O apoio varia de 59% ao aborto no caso de estupro até de 11% no caso de gravidez não planejada. Quando questionados de maneira geral, contudo, apenas 26% são favoráveis à interrupção da gravidez, o equivalente a 41,6 milhões. São contra o procedimento 62%. Não são contra nem a favor 10%, e 2% não souberam ou não responderam. Quanto maior a escolaridade, maior o percentual de favoráveis a que as mulheres possam decidir entre interromper a gravidez ou não, segundo a pesquisa. Entre os que têm até o Ensino Fundamental completo, o percentual é de 22%. O número chega a 35% para aqueles com Ensino Superior completo. De acordo com a sondagem, 72 milhões, o equivalente a 45%, conhecem uma mulher que fez aborto. Para 26% era alguém próximo, 16% afirmaram ser uma mulher nem tão próxima, 55% não conheciam e 1% não soube ou não respondeu. O percentual fica em 52% quando o recorte é só de mulheres e em 34% quando é só de homens. Disponível em: <www.huffpostbrasil.com/2017/12/04/81-dos-brasileiros-sao-favoraveis-ao-aborto-em-casos-
especificos-diz-pesquisa_a_23296291/>. Acesso em: 23 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
No trecho “ Quanto maior a escolaridade, maior o percentual de favoráveis”, a relação entre as orações estabelecida pela conjunção destacada é de:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Nunca se viram tantos gêmeos e trigêmeos. As estatísticas confirmam a multiplicação dos bebês, que resulta da corrida das mamães às clínicas de reprodução.
O motivo pelo qual a reprodução assistida favorece a gestação de mais de uma criança é a própria natureza do processo. Primeiro, a mulher toma medicamentos que aumentam a fertilidade e, em consequência, ela libera diversos óvulos em vez de apenas um. Os óvulos são fertilizados em laboratório e introduzidos no útero. Hoje, no Brasil, permite-se que apenas quatro embriões sejam implantados – justamente para diminuir os índices de gravidez múltipla.
(Veja, 30 de março de 2011.)
Suponha que uma mulher tenha se submetido ao tratamento descrito na notícia, e que os quatro embriões implantados em seu útero tenham se desenvolvido, ou seja, a mulher dará à luz quadrigêmeos.
Considerando-se um mesmo pai para todas as crianças, podese afirmar que
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer the question. Each year, Americans celebrate the Thanksgiving holiday on the fourth Thursday of November. Most families follow traditions begun on the first Thanksgiving, but many have their own traditions that they follow each year. Here are some of the common traditions associated with "Turkey Day."
Travel
One of the best things about Thanksgiving is spending time with family. Many people live far from family members and travel long distances by car, train, or plane to be with their loved ones. Thanksgiving is the busiest travel day of the year!
The Feast
Traditional foods are a large part of Thanksgiving celebrations. Many families include the entire family in the food preparation. Traditional foods include turkey, stuffing, gravy, sweet potatoes, cornbread, mashed potatoes, and cranberry sauce. Many people serve pie for dessert at the end of the meal. Popular pie flavors are pumpkin, pecan, sweet potato, and apple.
Helping Others
Many generous folks use Thanksgiving as an opportunity to help the less fortunate. Some people volunteer to serve food at homeless shelters on Thanksgiving Day and others donate to shelters or participate in canned food drives.
TV
Television also plays a part in Thanksgiving celebrations. Many families watch the New York City Macy's Thanksgiving Day Parade. The parade includes marching bands, floats, songs and performances from Broadway musicals, and giant helium-filled balloons! People may also enjoy televised football games. Available at: <kids.nationalgeographic.com/kids/stories/peopleplaces/thanksgiving-trditions/> Accessed on: Sept. 28. 2014. (Fragment)
1- How do American People celebrate Thanksgiving Day?
- História | 4.1 Alta Idade Média
(FUVEST 2009 1ª FASE) “A Idade Média europeia é inseparável da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, ao mesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum impregnada pela cultura greco-romana.”
José Ortega y Gasset (1883-1955).
O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval,