Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores.
Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A Emenda Dante de Oliveira, apresentada ao Congresso Nacional em 1984, propondo “Diretas Já” para Presidente foi
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UNEB) Tão complexas quanto a química da vida, as condições para o bom crescimento das plantas se resumem em três números que representam as porcentagens de nitrogênio, fósforo e potássio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No século XX, esses três nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a população mundial crescesse seis vezes mais. O nitrogênio vem do ar, mas o fósforo e o potássio veem do solo. As reservas de potássio são suficientes para séculos, mas com o fósforo a situação é diferente.
É provável que os suprimentos disponíveis de imediato comecem a esgotar-se no final do século. Muitos dizem que quando isso acontecer, a população terá alcançado um pico além do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade.
O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, é um elemento crucial para os fertilizantes. É extraído de rochas ricas em fósforo, na forma de fosfato. O fósforo não ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3(PO4)2, fluorapatita, Ca5(PO4)3F e hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH.
A natureza obtém fósforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biológico, sedimentação e, depois de 10 milhões de anos, elevação geológica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fósforo no solo, mas uma combinação de medidas pode suavizar o problema.
(VACCARI. 2012. p.40-45).
Com base no conhecimento da importância do nitrogênio, potássio e fósforo, NPK, na produtividade primária do planeta e nas repercussões negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto para a questão Nem luz, nem luar. O céu e as ruas permaneciam escuros, prejudicando, de certo modo, os meus desígnios. Sólida, porém, era a minha paciência e eu nada fazia senão vigiar os passos de Cris. Todas as noites, após o jantar, esperava-o encostado ao muro da sua residência, despreocupado em esconder-me ou tomar qualquer precaução para fugir aos seus olhos, pois nunca se inquietava com o que poderia estar se passando em torno dele. A profunda escuridão que nos cercava e a rapidez com que, ao sair de casa, ganhava o passeio, jamais me permitiram ver-lhe a fisionomia. Resoluto, avançava pela calçada, como se tivesse um lugar certo para ir. Pouco a pouco, os seus movimentos tornavam-se lentos e indecisos, desmentindo-lhe a determinação anterior. Acompanhava-o com dificuldade. Sombras maliciosas e traiçoeiras vinham ao meu encontro, forçando-me a enervantes recuos. O invisível andava pelas minhas mãos, enquanto Cris, sereno e desembaraçado, locomovia-se facilmente. Não parasse ele repetidas vezes. Quando vislumbrava seu vulto, depois de tê-lo perdido por momentos, encontrava-o agachado, enchendo os bolsos internos com coisas impossíveis de serem distinguidas de longe. [...] Em frente a uma casa baixa, a única da cidade que aparecia iluminada, estacionou hesitante. Tive a intuição de que aquele seria o instante preciso, pois se Cris retrocedesse, não lograria outra oportunidade. Corri para o seu lado e, sacando do punhal, mergulhei-o nas suas costas. Sem um gemido e o mais leve estertor, caiu no chão. Do seu corpo magro saiu a lua. [...] RUBIÃO, Murilo. A lua. In: A Casa do Girassol Vermelho. São Paulo: Ática,1980. Glossário
Desígnio: intenção
Resoluto: decidido
Enervante: irritante
Vislumbrar: enxergar
Distinguir: diferenciar
Lograr: conseguir
Estertor: agonia
Enunciado:
Ao narrar em primeira pessoa, o narrador pode evidenciar, em alguns trechos, um conhecimento parcial sobre os acontecimentos narrados. Essa limitação se mostra no trecho:
- Química
Dados que podem ser usados para responder à(s) questão(ões) a seguir.
ELEMENTO
QUÍMICO
NÚMERO
ATÔMICO
MASSA
ATÔMICA
H
1
1,0
C
6
12,0
N
7
14,0
O
8
16,0
Na
11
23,0
Mg
12
24,3
Aℓ
13
27,0
S
16
32,0
Cℓ
17
35,5
Ca
20
40,0
Ti
22
48,0
Cr
24
52,0
Fe
26
56,0
Co
27
59,0
Cd
48
112,5
Hg
80
200,6
O sulfeto de cádmio é um sólido amarelo e semicondutor, cuja condutividade aumenta quando se incide luz sobre o material. É utilizado como pigmento para a fabricação de tintas e a construção de foto resistores (em detectores de luz). Considerando o Kps do sulfeto de cádmio a 18 ºC igual a 4 x 10-30 (conforme tabela), a solubilidade do sulfeto de cádmio àquela temperatura, com ᵅ (alfa) = 100%, será
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UEMG) Os vegetais multicelulares são formados por um grupamento de células diferenciadas que exercem uma mesma função. Esses conjuntos celulares são designados como tecidos e a divisão da Biologia que os estuda é denominada de Histologia. Nesses tecidos, existem células que possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Assinale a alternativa que apresenta o tecido vegetal formado por células mortas, alongadas e de parede celular lignifi cada.