TEXTO 3
Escreva um texto contando a história mostrada nesta História em Quadrinhos. Você deve incluir o diálogo entre Cebolinha e sua mãe e usar a pontuação adequada.
Questões relacionadas
- Filosofia | 6. Temática
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Os três porquinhos
Era uma vez, na época em que os animais falavam, três porquinhos que viviam felizes e despreocupados na casa da mãe.
A mãe era ótima, cozinhava, passava e fazia tudo pelos filhos. Porém, dois dos filhos não a ajudavam em nada e o terceiro sofria em ver sua mãe trabalhando sem parar.
Certo dia, a mãe chamou os porquinhos e disse: – Queridos filhos, vocês já estão bem crescidos. Já é hora de terem mais responsabilidades. Para isso, é bom morarem sozinhos.
A mãe então preparou um lanche reforçado para seus filhos e dividiu entre os três suas economias para que pudessem comprar material e construírem uma casa.
Estava um bonito dia, ensolarado e brilhante. A mãe porca despediu-se dos seus filhos: – Cuidem-se! Sejam sempre unidos! – desejou a mãe.
Os três porquinhos, então, partiram pela floresta em busca de um bom lugar para construírem a casa. Porém, no caminho começaram a discordar com relação ao material que usariam para construir o novo lar. Cada porquinho queria usar um material diferente. [...]
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24#ixzz2NXTuEiRz>. Acesso em: 14 mar. 2013.
Os três porquinhos foram morar sozinhos porque
- Língua Portuguesa | Habilidade 19
Quadrinho quadrado
XAVIER, C. Disponível em: www.releituras.com. Acesso em: 24 abr. 2010.
Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por:
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Seis amigos estão brincando em uma praça circular do bairro onde moram. Tales está no centro da Praça e as outras crianças estão em outros lugares da praça, conforme mostra afigura.
Se o diâmetro dessa praça é igual a 9 m, conclui-se que a diferença entre as distâncias dos pontos onde se encontram Diego e Pedro e Diego e Tales é de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
A regra dos cinco segundos ao derrubar comida no chão é verdade?
A regra é clara, mas não vale. O tempo de o alimento ficar no chão não importa, já que ele é imediatamente contaminado por bactérias. “O risco de contaminação de um alimento que cai no chão é similar ao de uma batata que cai em uma mesa de boteco mal limpa”, explica o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas. Ou seja, o que conta é onde a comida caiu. Uma lanchonete com alta circulação é mais perigosa do que a sua casa que, esperamos, seja limpa. Também vale observar o tipo de comida: as cremosas absorvem mais sujeira do que as sólidas. Por fim, a sua saúde também conta. Uma pessoa saudável elimina a maioria das bactérias na digestão antes mesmo de elas causarem dano ao corpo. CARNEIRO, Raquel. Ilustrações de João Montanaro. A regra dos cinco segundos ao derrubar comida no chão é verdade? Revista Mundo Estranho. Abril. São Paulo: mar. 2013. p. 50.
A autora do texto anterior, nos diz que “uma lanchonete com alta circulação é mais perigosa do que a sua casa que, esperamos, seja limpa”. O significado da expressão “com alta circulação” nesse contexto é: