Leias as frases a seguir. Em todas elas você poderá observar palavras finalizadas em -OSO e -OSA.
Durante seus estudos, você aprendeu que muitas palavras terminadas em - OSO e -OSA são adjetivos. Em qual das frases a seguir existe uma palavra terminada em -OSO ou -OSA que é classificada como substantivo.
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- Química | B. Cálculos Estequiométricos
O texto a seguir é referência para a questão.
A elevação da concentração de fosfato em rios e lagos causa poluição e outros problemas ambientais, como a eutrofização. Assim, o monitoramento da concentração de fosfato é de interesse ambiental e pode ser realizado por meio de teste colorimétrico, explorando a reação de azul de molibdênio. Ao adicionar o íon molibdato (MoO42−), ácido mineral e um agente redutor numa amostra de água contendo fosfato, forma-se o composto de intensa cor azul. A intensidade de cor da solução neste teste é proporcional à concentração de fosfato na amostra.
A reação química envolvida entre o íon fosfato e molibdato no teste é descrita pela seguinte equação:
PO43− + 12MoO4 2− + 27H+ → H3PMo12O40 + 12H2O
Nesse teste, a quantidade de matéria de MoO4 2− necessária para uma amostra de 10 mL contendo 2 mg L−1 de H3PO4 (98 g mol−1) é mais próxima de:
Dados: 1 mg = 10−3 g; 1 mL = 10−3 L
- Biologia | 07. Taxonomia
Será provavelmente dispensável, em uma viagem no futuro, acomodar o notebook em uma pasta ou mochila. Bastará dobrá-lo e enfiá-lo no bolso. Esse avanço tecnológico será realidade quando as telas flexíveis de diodos orgânicos emissores de luz, com base no fenômeno da eletroluminescência, chegarem ao mercado. Pesquisadores brasileiros desenvolveram um diodo orgânico em que é utilizado um substrato à base de biocelulose, uma espécie de papel com transparência superior a 90% na região visível do espectro eletromagnético. As vantagens desse substrato, além da flexibilidade, estão relacionadas com o fator ambiental, com o sistema produtivo mais simples e com o uso de matéria-prima renovável. Também chamada de celulose bacteriana, essa matéria-prima é produzida pela bactéria Gluconacetobacter xylinus, e seu processo produtivo não gera resíduos tóxicos, como ocorre no método tradicional de produção de celulose. Embora possua a mesma estrutura química da celulose de plantas, a biocelulose apresenta, em comparação com a sua congênere vegetal, maior pureza, alta cristalinidade e excepcional resistência mecânica. A luminescência e a eletroluminescência ocorrem em estruturas conjugadas que têm sistema de elétrons deslocalizados, como as mostradas nas figuras de I a IV.
Com relação ao texto, às figuras e aos múltiplos aspectos que eles suscitam, julgue o item.
A nomenclatura taxonômica da bactéria citada no texto sugere que esse gênero de bactérias é produtor de carboidratos.
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(CFT-MG) Sobre os órgãos vegetais e suas funções, é INCORRETO afirmar que determinadas(os)
- Geografia | 8. Regionalização
O Polo Industrial de Camaçari (BA) transformou a economia baiana, que antes tinha uma base econômica essencialmente agrária. Localizado na região metropolitana de Salvador, é um dos maiores complexos industriais integrados do Hemisfério Sul e desempenha papel importante no setor produtivo desse estado.
(https://g1 globo.com, 12.10.2019. Adaptado.)
A implantação do Polo Industrial de Camaçari está inserida no contexto
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
14.MATERIAL
- Papel formato A3
- Revistas e jornais para recorte
- Caderno para anotações
- Cola
- Tesoura
- Aparelho de som
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre o Movimento Tropicalista.
Disponível: https://docplayer.com.br/6179658-Artes-tropicalismo-8-ano-volume-3- professor-alexandro-lima.html
- O movimento tropicalista enfocava a brasilidade num contexto de rebeldia, de busca de liberdade e identidade. Por exemplo, Caetano Veloso compôs uma música intitulada Tropicália, influenciada por outras criações culturais da época.
- Esta atividade deverá ser feita em duplas.
- Esta parte da atividade poderá ser feita no laboratório de informática.
- Leia atentamente a letra da música com a turma, e peça aos alunos para anotar os trechos que eles percebam aspectos de brasilidade.
- Partindo desses trechos que foram selecionados por cada aluno, peça eles para escreverem dois textos: um escrito e o outro visual.
- No texto escrito ,eles irão construir uma reflexão relacionando o contesto político e social da época em que Caetano compôs Tropicália e o contexto político e social dos dias de hoje.
- Se tiver necessidade, peça auxílio ao professor de História para que lhe indique material complementar.
- Elabore um texto em que apareçam algumas semelhanças e também diferenças entre as duas épocas.
- Pesquise se atualmente são feitas músicas que tratam dos mesmos temas que as canções do Tropicalismo.
- No texto visual, selecione apenas um dos trechos em que os alunos identificaram aspectos de brasilidade. Use este trecho como título e tema para seu trabalho.
- Para a solução prática de seu texto visual ,o professor vai instruir os alunos a usar a técnica de colagem, aliada ao desenho ou a pintura, caso desejarem.
- Instrua os alunos para recortar de revistas e jornais várias imagens que tenham relação com o trecho escolhido e faça uma montagem sobre o papel A3.
- Reserve um espaço na folha para escrever o excerto da música.
- Faça uma exposição dos trabalhos. Durante todo o tempo da exposição, deixe a música Tropicália tocando ao fundo.
Disponível: https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/tropicalia.html
Fonte: https://docplayer.com.br/6179658-Artes-tropicalismo-8-ano-volume-3-professor-alexandro-lima.html
LETRA DA MÚSICA TROPICÁLIA- CAETANO VELOSO
Disponível: https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/tropicalia.html
Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés, os caminhões
Aponta contra os chapadões, meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país
Viva a bossa, sa, sa
Viva a palhoça, ça, ça, ça, ça
O monumento é de papel crepom e prata
Os olhos verdes da mulata
A cabeleira esconde atrás da verde mata
O luar do sertão
O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga,
Estreita e torta
E no joelho uma criança sorridente,
Feia e morta,
Estende a mão
Viva a mata, ta, ta
Viva a mulata, ta, ta, ta, ta
No pátio interno há uma piscina
Com água azul de Amaralina
Coqueiro, brisa e fala nordestina
E faróis
Na mão direita tem uma roseira
Autenticando eterna primavera
E no jardim os urubus passeiam
A tarde inteira entre os girassóis
Viva Maria, ia, ia
Viva a Bahia, ia, ia, ia, ia
No pulso esquerdo o bang-bang
Em suas veias corre muito pouco sangue
Mas seu coração
Balança a um samba de tamborim
Emite acordes dissonantes
Pelos cinco mil alto-falantes
Senhoras e senhores
Ele pões os olhos grandes sobre mim
Viva Iracema, ma, ma
Viva Ipanema, ma, ma, ma, ma
Domingo é o fino-da-bossa
Segunda-feira está na fossa
Terça-feira vai à roça
Porém, o monumento
É bem moderno
Não disse nada do modelo
Do meu terno
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem
Viva a banda, da, da
Carmen Miranda, da, da, da da.
https://docplayer.com.br/6179658-Artes-tropicalismo-8-ano-volume-3-professor-alexandro-lima.html
TROPICALISMO:UM AMPLO MOVIMENTO CULTURAL