De acordo com a figura,
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(UEPA) Em 20 de março de 1570, foi promulgada em Portugal uma lei proibindo o cativeiro dos índios no Brasil, com exceção dos que fossem tomados em justa guerra. No século XVIII, o Marquês de Pombal, mais uma vez proibiu a escravidão indígena. Ao longo do período colonial, foram decretadas várias leis neste sentido. Essa sucessão de leis proibindo a escravidão indígena revela o (a):
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Quais são os processos de propagação de calor relacionados à fala de cada personagem?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) No início do período republicano quem tinha o direito de votar, no Brasil?
b) E hoje? Quem tem o direito de votar no Brasil?
c) Explique como era o voto, no início do período republicano.
d) Cite um problema enfrentado pelos eleitores no início do período republicano.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A escola é muito importante na vida das pessoas. Ela é um espaço de socialização e de aprendizado. Nela, relacionamo-nos com muita gente, fazemos amigos e aprendemos muitas coisas novas. Você estudou sobre a história das escolas no Brasil, escolas antigas e escolas atuais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA em relação à história da instituição escola no Brasil:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UFJF) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
(CORSON, Walter H, Manual Global de Ecologia, 1993)
No texto anterior, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela