Leia a notícia Historiadores reavaliam democracia em Roma, uma adaptação de um artigo antes publicados no The New York Times, que foi publicada em 1999 no jornal O Estado de São Paulo, e responda a questão.
Durante muito tempo, Atenas foi venerada como berço da política participativa, mas novas teses estão mostrando que a República romana era mais que um simples feudo de aristocratas.
[...] vários historiadores têm tentado melhorar a reputação não democrática da Roma republicana argumentando que ela era uma democracia imperfeita, mas ainda mais reconhecível. Além disso, afirmam que a política era menos controlada pela aristocracia do que se pretendia e, de certa maneira, Roma apresentava até mais características em comum com as noções modernas de democracia do que Atenas.
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As referências democráticas da Roma republicana nem sempre foram postas em dúvida. Afinal das contas, os patriarcas fundadores da América [líderes do movimento que resultou na independência dos EUA] escolheram como modelo a Constituição romana, com a combinação de Senado e Câmara, e não uma única assembleia, como era o caso de Atenas.
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No século XIX, porém, a Grécia começou a substituir Roma como modelo político e cultural do Ocidente. Quando o povo britânico abriu caminho para reformas democráticas, os liberais indicaram a experiência ateniense como prova de que a democracia podia ser realizada sem uma revolta traumática como a Revolução Francesa. [...]
Apesar de tudo, foi Roma, e não Atenas, que inventou a pedra-de-toque da democracia moderna, o voto secreto. [...]
No fim da República Romana, havia mais de 1 milhão de cidadãos romanos, muitos deles escravos libertos. Entretanto, os habitantes do seu império em expansão rápida recebiam regularmente a cidadania.
É claro que a expansão da cidadania nem sempre significava uma expansão do poder. Roma tornou-se mais autoritária quando os líderes populares procuraram ter mais poderes para lidar com problemas do fortalecimento imperial. Para votar, os romanos ainda tinham que comparecer pessoalmente em Roma. Dessa maneira, todos que viviam fora da cidade eram efetivamente privados do direito de voto.
Um aspecto político comum entre Grécia e Roma é o fato de que em ambas as sociedades.