No século XV, o território brasileiro era habitado por várias tribos indígenas. Mais precisamente, na tarde de 22 de abril de 1500, os indígenas que habitavam a região da atual cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, foram surpreendidos pela chegada de desconhecidos, era a esquadra do navegador, Pedro Álvares Cabral, que aportava no litoral brasileiro.
Esse primeiro encontro entre ameríndios e portugueses foi marcado por
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
TEXTO 1
SEQUÊNCIAS
[1] Eu era pequena. A cozinheira Lizarda
tinha nos levado ao mercado, minha
[irmã, eu.
Passava um homem com um abacate
[5] [na mão e eu inconsciente:
“Ome, me dá esse abacate...”
O homem me entregou a fruta
[madura.
Minha irmã, de pronto: “vou contar pra mãe
[10] [que ocê pediu abacate na rua”.
Eu voltava trocando as pernas bambas.
Meus medos crescidos, enormes...
A denúncia confirmada, o auto, a
[comprovação do delito.
[15] O impulso materno... consequência obscura
[da escravidão passada,
o ranço dos castigos corporais.
Eu, aos gritos, esperneando.
O abacate esmagado, pisado, me sujando
[20] [toda.
Durante muitos anos minha repugnância por
[esta fruta
trazendo a recordação permanente do castigo.
Sentia, sem definir, a recreação dos que
[25] [ficaram de fora,
assistentes, acusadores.
Nada mais aprazível no tempo, do que
[presenciar a criança indefesa
espernear numa coça de chineladas.
[30] “É pra seu bem”, diziam, “doutra vez não pedi
[fruita na rua”.
(Cora Coralina. Melhores poemas. p. 158.)
Nos três versos finais do poema (linhas 27- 31), o sujeito lírico insinua, por parte dos adultos em relação às crianças, uma atitude
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Leia o texto para responder à questão.
Com cerca de
milhões de quilômetros quadrados de território e grande variedade de clima, temperatura, solo e umidade, o Brasil abriga extraordinária diversidade de ecossistemas e de espécies animais e vegetais. No entanto, todos os biomas brasileiros sofrem com a ocupação humana, e parte da vegetação original já foi destruída.
(Texto modificado de Biologia, Sérgio Linhares, 2005).
Com referência às palavras em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo.
I. A Mata Atlântica possui clima quente e úmido e se encontra em fragmentos ao longo do litoral brasileiro.
II. No Cerrado, a vegetação é semelhante à da Savana, com árvores de troncos tortuosos.
III. A Caatinga possui clima semiárido, com muita chuva e estação seca prolongada.
IV. Os Pampas se caracterizam pela presença de campos de gramíneas e grandes árvores.
V. O Manguezal é característico das regiões onde o mar se encontra com a água doce dos rios.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
[...] A autoestima pode ser definida como a qualidade de quem se reconhece como realmente é e valoriza a si mesmo, sua história, suas qualidades, competências e a forma de pensar e agir. Tanto no âmbito pessoal como profissional, é fundamental desenvolver a autoconfiança, a automotivação e desenvolver uma postura mais positiva em relação à vida.
Pessoas com autoestima equilibrada se relacionam melhor, têm mais atitude e são mais decididas, pois se sentem mais capazes de superar e vencer os desafios. O autoconhecimento ajuda na construção da autoimagem e, dependendo das influências recebidas pelo indivíduo, sua estima pode ser positiva ou negativa.
“Eu sou capaz/incapaz; Eu mereço sucesso/não mereço; Eu sou bonito/sou feio; Eu sou inteligente/eu sou burro”. Pensamentos como esses permeiam a mente dos indivíduos, de acordo com a situação de sua autoestima. Desse modo, a pessoa pode enxergar-se como alguém especial, ou como alguém que é inferior aos demais.
Essas crenças geralmente são provenientes dos estímulos recebidos dos pais, amigos, familiares e professores, desde a infância até a vida adulta. Quando o indivíduo passa a acreditar que esses estímulos recebidos realmente correspondem a quem ele é, cria uma determinada imagem — positiva ou negativa — de si mesmo, passando a guiar sua vida a partir dela.
Disponível em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/dicas-de-dinamicas-de-autoestima/>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Por meio da análise do texto, peça aos alunos que elaborem um texto sobre a importância de trabalhar a autoestima.
- Adote um estilo de vida mais positivo, associe as imagens com a identificação das ações para melhoria da autoestima.
Disponível em: <http://st.hujiang.com/topic/165975691261/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
( ) Coma uma dieta saudável. ( ) Separe um tempo para cuidar de si mesmo. ( ) Faça mais exercícios.
( ) Gaste tempo na sua higiene e na sua apresentação. ( ) Cerque-se de pessoas positivas.
- Atividade para melhorar a autoestima.
Como realizar: Solicite que os alunos peguem uma tira de papel (tamanho suficiente para registrar uma mensagem) e escrevam nela, com letras grandes e bem no centro da tira, seu nome e sua principal característica que necessita de melhoria. Em seguida, divida a turma em duplas e oriente a troca das tiras de papel entre os participantes da dupla. Posicione os componentes da dupla um de frente para o outro. Cada aluno exibirá a característica de seu companheiro que necessita de evolução e falará mensagens de incentivo (como “você é forte” ou “você é capaz”). Diga aos alunos que olhem fixamente em suas características registradas na tira. Peça que as tiras de papel sejam rasgadas pelos seus donos, para que as características sejam superadas e a insegurança seja vencida. Passe com uma caixinha recolhendo os resíduos. Distribua novas tiras de papel para que os alunos escrevam mensagens para eles mesmos, mostrando suas qualidades e capacidade de mudança. O gesto de rasgar o papel é simbólico, a pessoa está vencendo seu medo e passa a sentir-se mais capaz. Com os resíduos produzidos faça um bola de meia e finalize a atividade com uma brincadeira de roda e música, todos em círculo jogando a bola de meia uns para os outros, sempre aumentando a velocidade e a bola não pode cair.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O trabalho infantil é reconhecido como um grave problema no mundo todo. Por isso é preciso leis para proteger os direitos das crianças e estabelecer idades mínimas para o trabalho.
De acordo com as leis brasileiras, assinale a alternativa CORRETA:
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Considere as medidas angulares apresentadas no triângulo ABC da imagem.
A medida angular representada por x, corresponde a