O Brasil é considerado um país emergente, industrializado, com graves problemas sociais.
Analise a charge a seguir.
Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=653&tbm=isch&sa=1&q=atividade+industrial+no+Brasil+charge&aq=f&aqi=&aql=&oq=. Acesso em: 14/04/2011.
A partir da análise, explique os motivos das desigualdades sociais no Brasil, visto que o mesmo é um país industrializado e emergente.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
Texto base: .
Enunciado:
ARTE INDÍGENA
“SOMOS PARTE DA TERRA E ELA É PARTE DE NÓS”
Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram no séc. XX a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professores. Mas a maior contribuição que os povos da floresta podem deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si. A Tradição do Sol, da Lua e da Grande Mãe ensinam que tudo se desdobra de uma fonte única, formando uma trama sagrada de relações e inter-relações, de modo que tudo se conecta a tudo. O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo que do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes. Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um. Quando o humano das cidades petrificadas largarem as armas do intelecto, essa contribuição será compreendida. Nesse momento entraremos no Ciclo da Unicidade, e a Terra sem Males se manifestará no reino humano.
A Visão Indígena Brasileira
O que é índio? Um índio não chama nem a si mesmo de índio esse nome veio trazido pelos colonizadores no séc. XVI. O índio mais antigo desta terra hoje chamada Brasil se autodenomina Tupy, que significa "Tu" (som) e "py" (pé), ou seja, o som-de-pé, de modo que o índio é uma qualidade de espírito posta em uma harmonia de forma.
Qual a origem dos índios? Conforme o mito Tupy-Guarani, o Criador, cujo coração é o Sol, /tataravô desse Sol que vemos, soprou seu cachimbo sagrado e da fumaça desse cachimbo se fez a Mãe Terra. Chamou sete anciães e disse: ‘Gostaria que criassem ali uma humanidade’. Os anciães navegaram em uma canoa que era como cobra de fogo pelo céu; e a cobra-canoa levou-os até a Terra. Logo eles criaram o primeiro ser humano e disseram: ‘Você é o guardião da roça’. Estava criado o homem. O primeiro homem desceu do céu através do arco-íris em que os anciães se transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso Pai Antepassado, o que viria a ser o Sol. E logo os anciães fizeram surgir da Águas do Grande Rio Nanderykei-cy, a nossa Mãe Antepassada. Depois eles geraram a humanidade, um se transformou no Sol, e a outra, na Lua. São nossos tataravós.
Esta história revela o jeito do povo indígena de contar a sua origem, a origem do mundo, do cosmos, e também mostra como funciona o pensamento nativo. Os antropólogos chamam de mito, e algumas dessas histórias são denominadas de lendas.
ARQUITETURA
Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria para o cultivo da mandioca e do milho.
No centro da aldeia fica a ocara, a praça. Ali se reunem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, têm lugar as grandes festas. Dessa praça partem trilhas chamadas pucu que levam a roça, ao campo e ao bosque.
Destinada a durar no máximo 5 anos a oca é erguida com varas, fechada e coberta com palhas ou folhas. Não recebe reparos e quando inabitável os ocupantes a abandonam. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão aparente. Vivem de modo harmonioso.
PINTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA
Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
Assim como a pintura corporal a arte plumária serve para enfeites: mantos, máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e magestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza.
A ALDEIA CABE NO COCAR
A disposição e as cores das penas do cocar não são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia Kayapó. Em forma de arco, uma grande roda a girar entre o presente e o passado. "É uma lógica de manutenção e não de progresso", explica Luis Donisete Grupioni. A aldeia também é disposta assim. Lá, cada um tem seu lugar e sua função determinados.
OS HOMENS
A cor mais forte (vermelho) representa a casa dos homens, que fica bem no coração da aldeia. É a "prefeitura" Kayapó, presidida apenas por homens. Aí eles se reúnem diariamente para discutir caçadas, guerras, rituais e confeccionar adornos, como colares e pulseiras.
AS MULHERES
O amarelo refere-se às casas e às roças, áreas dominadas pelas mulheres. Nesses espaços, elas pintam os corpos dos maridos e dos filhos, plantam, colhem e preparam os alimentos. Todas as choças têm a mesma distância em relação à casa dos homens
A FLORESTA
O verde representa as matas, que protegem as aldeias e ao mesmo tempo são a morada dos mortos e dos seres sobrenaturais. São consideradas um lugar perigoso, já que fogem ao controle dos Kayapó.
TRANÇADOS E CERÂMICA
A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição.
A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó.
http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html
Introduza o tema numa conversa com os alunos e peça que pesquisem em livros, revistas, jornais e internet, para aprofundar no assunto. Depois promova a troca das informações e a apreciação das imagens que descobriram. Compartilhe com eles as informações retiradas do site “historia da arte” e enfatize o uso e significado das cores no cocar indígena.
Proponha a confecção de um cocar. Peça aos alunos para levarem para a sala de aula, garrafa pet das cores que conseguirem, uma pedaço de fita grossa de 1,5 metro, grampeador, cola quente, contas e sementes. Oriente-os na confecção do cocar cortando a fita ao meio, ou dobrando-a depois que as penas de pet forem fixadas na fita, ensine-os a cortar as penas de pet prendendo-as na fita com o grampeador (as penas de pet devem ficar dentro do sanduiche de fitas). Cole o outro pedaço da fita (cortado ou dobrado) com cola quente, essa é a parte da fita que encosta na cabeça no momento de amarrar, e na frente para não aparecerem os grampos, sugira que enfeitem com as contas e sementes, colando-as com cola quente
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A colônia era uma espécie “de galinha dos ovos de ouro” de Portugal.
Por que o Brasil era importante para Portugal no período da Colônia?
- Matemática - Fundamental | 4.1 Expressões Algébricas
Texto base: Os alunos de uma escola lançaram uma campanha de arrecadação de agasalhos para serem doados a uma comunidade carente.
Enunciado:
a) Na primeira semana, as turmas de 7º ano, A e B, recolheram, juntas, 250 agasalhos. A turma B recolheu o dobro do que a turma A que recolheu mais 40 agasalhos. Quantos agasalhos cada turma recolheu?
b) Na segunda semana, a turma A superou a turma B. A turma A recolheu o triplo do que recolheu a turma B, menos 50. Ao todo, as duas turmas recolheram 350 agasalhos nessa semana. Quantos agasalhos cada turma recolheu na segunda semana?
- Matemática | 06. Determinantes
Considere a, b, c, d termos consecutivos de uma progressão aritmética de números reais com razão
Denote por D o determinante da matriz
É correto afirmar que
vale
- História - Fundamental | 01.1. A minha história
ESTA É UM POUCO DA HISTÓRIA DE MARCELO.
DESSAS FIGURAS QUAL VOCÊ ACHA QUE MARCELO USAVA QUANDO ERA BEBÊ.