Além dos africanos, que outros povos imigraram para o Brasil em busca de uma vida melhor? Cite 3 europeus e 3 asiáticos.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
Leia a reportagem.
Pesquisa revela segredo da longevidade no Japão
Ewerthon TobaceDe Tóquio para a BBC Brasil Direito de imagem Ewerthon Tobace BBC Brasil Image caption Acessao a saúde, dieta saudável e higiene estariam entre fatores de longevidade japonesa. O Japão tem a maior média de expectativa de vida do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU), e o segredo não é somente a alimentação, como se pensava. Segundo Kenji Shibuya, professor do departamento de política global de saúde da Universidade de Tóquio, as razões da longevidade japonesa têm tanto a ver com o acesso a medidas de saúde pública quanto a uma dieta equilibrada, educação, cultura e também atitudes de higiene no dia-a-dia. O especialista e uma equipe de pesquisadores estudaram vários aspectos da cultura, da política e da economia japonesa que influenciam na forma de viver da população e publicaram o estudo no jornal médico The Lancet. ''A expectativa de vida do japonês aumentou rapidamente entre os anos 50 e 60, primeiramente, por causa da queda da taxa de mortalidade infantil'', explicou à BBC Brasil o professor Shibuya. Depois, as autoridades concentraram esforços para combater a mortalidade adulta. O resultado positivo foi, em grande parte, consequência dessa política de saúde adotada pelo país.
Histórico de sucesso
Hoje, um bebê quando nasce no Japão pode esperar viver até 86 anos se for uma menina, e quase 80 se for menino. Mas segundo o estudo conduzido pelo professor Shibuya, os japoneses nem sempre tiveram a perspectiva de viver por tanto tempo. Em comparação com dados de 1947, houve um salto de mais de 30 anos na expectativa de vida de uma pessoa. Esse crescimento começou no final da década de 50, quando o país passou a experimentar um desenvolvimento econômico acelerado. Direito de imagem Arquivo pessoal Image caption Yu Rikiya diz que acesso a muitas atividades prolonga a vida No pós-guerra, o governo começou a investir em ações de saúde pública, introduzindo o seguro nacional de saúde em 1961, tratamento grátis para tuberculose e infecções intestinais e respiratórias, além de campanhas de vacinação. Uma das principais ações foi a redução das mortes por acidente vascular cerebral (AVC). ''Isso foi um dos principais impulsionadores do aumento sustentado da longevidade japonesa depois de meados dos anos 1960'', contou o estudioso. ''O controle da pressão arterial melhorou através de campanhas, como a de redução do consumo de sal, e uma maior utilização de tecnologias de custo-benefício para a saúde, como medicamentos anti-hipertensivos com cobertura universal do seguro de saúde.''
Disponível em:< http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/06/120618_japao_longevidade_bg>. Acesso em 20 mar. 2018
Responda:
- A) Identifique 3 causas da longevidade do povo japonês, segundo a reportagem.
- B) Aponte os desafios de um país ao ter uma alta expectativa de vida.
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
Durante os séculos XV e XVI, houve um grande deslocamento de europeus para o Brasil, principalmente de portugueses para explorar a terra e suas riquezas, catequizar os índios, fazer comércio, etc. Tal processo é chamado de migração. As pessoas que migraram de Portugal para a colônia tornaram-se os primeiros imigrantes a chegar no Brasil.
Em outros momentos da nossa história, novos imigrantes também chegaram ao Brasil, vindos de diferentes lugares. Eles foram se misturando aos indígenas e aos portugueses, contribuindo assim para a formação do povo brasileiro.
Leia as alternativas a seguir sobre o processo de imigração, e coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Depois dos portugueses foram os africanos o segundo grande grupo de imigrantes que chegou ao Brasil.
( ) Os africanos que vieram para o Brasil eram originários de diferentes etnias.
( ) O rei D. João VI e, depois, seu filho D. Pedro I incentivaram a vinda dos africanos para a região sul do Brasil.
( ) Por influência da imperatriz Dona Leopoldina, esposa de D. Pedro I, que era austríaca, muitos austríacos e suíços também vieram para o Brasil.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UEL) A mumifi cação pode ocorrer por processos artificiais ou naturais. No primeiro caso, são retiradas as vísceras e o corpo é embebido em substâncias que podem preservá-lo ao longo do tempo. No segundo, por exemplo, por motivos climáticos, a decomposição do cadáver ocorre parcial ou lentamente, de modo que, nas partes decompostas, ocorre transferência de energia pela ação de agentes decompositores. Com base nos conhecimentos sobre transferência de energia entre diferentes níveis tróficos, assinale a alternativa correta
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Manter uma distância segura para o veículo da frente é a melhor das maneiras de evitar acidentes provocados por frenagens abruptas. Isso porque a depender da velocidade que os veículos se encontrem, a distância percorrida durante o tempo de reação do motorista pode ser grande.
O gráfico a seguir mostra a distância para reação e a distância para frenagem em diferentes velocidades nas condições ideais. É importante salientar que tais distâncias podem variar a depender do modelo e estado de conservação do veículo, das condições climáticas e da superfície da rua.
Certo carro que estava a 60 km/h, percorreu 16 metros no 1º segundo de frenagem. A distância percorrida a cada segundo seguinte será sempre 40% menor que a distância percorrida no segundo anterior.
Em relação a distância total de frenagem nas condições ideais, esse carro percorreu
- Inglês - Fundamental | 09. Numbers and Time (Números e Horas)
Imagem: https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/432255-um-menino-feliz-no-fundo-branco
Who is Theo?