Informações disponíveis em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/migrante/atualmente_como_anda.html. Acesso em: 01 jul. 2010
Observe as barras dos gráficos relacionadas com a região Nordeste e compare os anos de 1991 e 2000.
a) Escreva um parágrafo com informações do gráfico sobre a entrada e saída de migrantes nesta região.
b) Como você explica essa mudança entre os anos de 1991 e 2000?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 1.3 Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
A escola de André está organizando uma mostra cultural. Para que ele possa desenvolver o trabalho proposto por sua professora, precisará comprar três fitas do mesmo comprimento, mas de cores diferentes: vermelha, azul e verde. Ele terá de levar as fitas já cortadas para a escola, da seguinte maneira: a fita vermelha cortada em partes medindo 3 metros, a azul em partes medindo 4 metros e a verde em partes medindo 5 metros. André não quer desperdiçar material nem dinheiro. Por isso, decidiu comprar as fitas no menor comprimento possível de modo que, ao cortá-las conforme a orientação da professora, não haja sobra de nenhuma delas. Qual comprimento deverá ser comprado de cada fita?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Atendendo a um pedido de socorro, um helicóptero de resgate, impedido de pousar na floresta, foi mantido parado a 50 m do solo. Enquanto isso, um socorrista desceu do helicóptero para efetuar o resgate, preso a uma corda desenrolada de uma carretilha, de maneira uniforme. A razão em que o socorrista efetuou a descida está descrita na tabela.
De acordo com os dados, o tempo total gasto para efetuar a descida completa do socorrista, do helicóptero ao solo, foi de:
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Analise as duas figuras a seguir que representam cenas de jogos de vídeo game “A Era do Gelo”.
Imagens 3D são codificadas de forma a dar ao espectador a ilusão de uma terceira dimensão espacial. Com o surgimento, nos últimos anos, do 3D Digital, animadores e cineastas podem enganar seus olhos de uma forma mais real como se você realmente estivesse vendo o filme através de uma janela entre o mundo real e o mundo fantástico dos jogos e cinemas.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_3D Acesso em: 20 set. 2011 Mas não é tão simples, tudo depende de ilusões de ótica para se criar cenas tão reais.
A matemática, para essa finalidade, contribui com o recurso de apresentar
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Texto base: Texto e figura para a questão:
O tio de Clara, que é engenheiro, fez o seguinte desenho numa folha quadriculada para representar a casa em que ela mora com sua família. Ele disse que precisava saber das medidas externas porque vai ajudar o pai da menina a instalar alguns equipamentos de segurança.
Enunciado:
Para dimensionar a potência dos sensores de segurança, é necessário saber a área total da casa. Qual o valor dessa área?
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
Por día se pierden 90000 valijas en los aeropuertos del mundo
Lo revela un informe de la Comisión Europea. Una de cada 3 000 valijas no vuelve nunca a su dueño.
En los aeropuertos del mundo se pierden, por día, unas 90 000 valijas. Así lo reveló un informe de la Comisión Europea, que censó la pérdida de 32,8 millones de maletas durante todo 2008. Si bien esto representó una baja del 20% con respecto a 2007, los expertos se muestran “preocupados” y responsabilizan del fenómeno a una multiplicidad de variables: fallas humanas y técnicas, delincuencia y el descuido personal.
“Las cifras son excesivas e inaceptables”, reconoció el comisario europeo de transporte, el italiano Antonio Tajani durante la presentación del informe, que se celebró hoy en Bruselas, Bélgica. Según el estudio, una de cada 3000 valijas extraviadas no regresan jamás a las manos de su dueño. Las aerolíneas son responsables de estas pérdidas, por las que deben pagar resarcimientos e indemnizaciones de hasta US$ 1.500, según las legislaciones.
Casi la mitad de estas fallas ocurren en vuelos con al menos una escala, resalta el documento, que elude citar los aeropuertos o compañías con mayores problemas. Por otro lado, el estudio da cuenta de otros trastornos: uno de cada 64 pasajeros no recupera su maleta tras el desembarque. Por esto, en los primeros diez meses del año pasado, 4,6 millones de equipajes fueron entregados con retraso de horas o días a sus propietarios.
“La situación es grave. Hay que intensificar los esfuerzos contra estos inconvenientes”, exclamó Tajani, quien advirtió de la necesidad de ejecutar medidas y líneas de acción para acabar con el problema. En tal sentido existe un programa de la Asociación Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que se propone, de acá a 2012, reducir a la mitad el número de maletas perdidas.
Algunas aerolíneas, por su parte, evalúan introducir chips o sensores electrónicos en las etiquetas de identificación para controlar los movimientos de los equipajes. También se considera crear agencias nacionales, hasta ahora inexistentes, para dar un seguimiento continuo a la gestión de valijas, maletas y bolsos.